Termina amanhã prazo para partidos definirem quem disputará as eleições municipais



“Termina neste sábado (30) o prazo para que os partidos políticos realizem suas convenções municipais que vão definir as coligações e os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições programadas para outubro deste ano.

Daqui a quatro meses, 136 milhões de brasileiros irão às urnas para escolher 5,5 mil prefeitos e vice-prefeitos, além de 60 mil vereadores e orçamentos milionários, como os das principais capitais brasileiras. São mais de 400 mil candidatos querendo conquistar uma vaga no comando dos municípios pelos próximos quatro anos.

De acordo com a lei eleitoral (nº 9.504/1997), o período das convenções teve início no último dia 10 e boa parte das legendas já oficializou as candidaturas no último fim de semana. No entanto, ainda restam algumas convenções, marcadas na data-limite fixada pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Após a escolha dos candidatos, os partidos e coligações ainda terão até as 19h do dia 5 de julho para apresentar no cartório eleitoral o pedido de registro de candidaturas. A propaganda eleitoral está liberada no dia seguinte. E, até o dia 10, os candidatos escolhidos em convenção ainda podem requerer seus registros, caso os partidos ou coligações não o tenham feito.

Os partidos também podem comunicar à Justiça Eleitoral eventuais anulações de deliberações decorrentes de suas convenções partidárias até o dia 4 de agosto. O início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão está programado para 21 de agosto, e o término, para 4 de outubro.

Em relação aos eleitores, o dia 8 de agosto marca o fim do prazo para pedidos de 2ª via do título, nos casos de quem estiver fora de seu domicílio eleitoral. O prazo para que o eleitor peça a 2ª via dentro de seu domicílio termina em 27 de setembro. A partir do dia 2 de outubro, ninguém pode ser preso, salvo em flagrante. O primeiro turno das eleições municipais em todo o País acontece no dia 7 de outubro, das 8h às 17h. O segundo turno, onde houver, está marcado para 28 de outubro, no mesmo horário”.

Em Altaneira, município localizado na Região do Cariri, as convenções ocorrem hoje, 29, para o grupo que faz oposição a gestão de Delvamberto Soares (PSB), a saber: PP/PV/PTB/PSL/DEM/PSDB a partir das 15h:00 no auditório da Secretaria de Assistência Social, devendo indicar o Professor Joaquim Rufino (PTB) e o Comerciante Marques Dorivam (PSDB) para a disuta da Prefeitura.

No dia seguinte, 30, a partir das 10h:00 da manha também na Secretaria de Assistência Social será a vez das agremiações que fazem parte da base aliada a administração (PSB/PRB/PT/PCdoB) e devem indicar os mesmos nomes que venceram as eleições suplementares em 2011, Delvamberto e Dedé Pio como candidato a Prefeito e vice, respectivamente.

Leia Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!