Altaneira – CE: Procuradoria Veta Projeto de Lei que atualiza subsídio dos Vereadores e clima esquenta na Sessão




A Câmara de Altaneira aprovou no dia vinte e oito (28) de fevereiro do corrente ano o Projeto de Lei Nº. 002/2012 que dispões sobre a atualização dos subsídios do presidente e dos demais vereadores.

De acordo com a redação do projeto o percentual da atualização é de quatorze por cento (14%) e está previsto nos termos do inciso X do Art. 37 da Constituição Federal, além de referir-se a recomposição da perda salarial dos servidores municipais, conforme Lei Municipal Nº. 542, e 17 de janeiro de 2012. Com relação ainda a redação, o presidente passaria ter o subsídio no valor de R$ 3.319,68 (três mil, trezentos e dezenove reais e sessenta e oito centavos) e o dos demais vereadores esse valor seria equivalente a R$. 2.808,96 (dois mil oitocentos e oito reais e noventa e seis centavos).

O Projeto foi encaminhado ao executivo para sanção, no entanto a procuradoria do município vetou a matéria, alegando ser inconstitucional, ferindo assim o inciso da X, do Art. 37, da própria constituição. Um dos motivos é o aumento acima do limite legal:

Analisando-se o Projeto de Lei acima referido, verifica-se que prevê a revisão dos subsídios dos vereadores para a atual legislatura. Por outro lado, mesmo que existente tal previsão de reajuste anual dos subsídios dos vereadores por lei de iniciativa dos vereadores, é importante atentar para o fato de que tal reajuste deve ser realizado anualmente, através de leis municipais, levando-se em conta o índice da inflação....

Além das considerações acima, importa frisar que os vereadores, como representantes do povo, exercem um múnus público e devem defender os interesses daqueles que os elegeram. Portanto, não se deve defender como moral um aumento que repercutirá nos cofres públicos e, consequentemente, no bolso da população”.

A bancada da oposição, principalmente, ficou indignada com a atitude do gestor municipal e da procuradoria. O líder desta, o Professor Adeilton (PP) se perguntou “pra que veio esse prefeito”? Ressaltou também que o projeto foi construído com o apoio de todos os vereadores, além de está de acordo com o reajuste dado aos servidores e clamou para a derrubada do veto.

Genival Ponciano (PTB) e Antonio Henrique (PV) frisaram que essa atitude é injustificável chamaram a atenção para a defasagem do subsídio dos vereadores.

O Projeto foi encaminhado para a Comissão Permanente para a análise e deverá retornar ao plenário para permanência ou derrubada do Veto.

Um comentário:

  1. Cabe lembrar aos amigos vereadores que dinheiro é bom, mas trabalho..?

    ResponderExcluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!