PATATIVA DO ASSARÉ: O MUNICÍPIO COMEMORA 102 ANOS DE UM DOS MAIORES REPRESENTANTES DA CULTURA CEARENSE



PATATIVA DO ASSARÉ, UM DOS MAIORES REPRESENTANTES DA CULTURA NORDESTINA E BRASILEIRA, DIVULGOU POR TODO O MUNDO O NOME DO ESTADO DO CEARÁ E, EM ESPECÍFICO, O DO MUNICÍPIO DO ASSARÉ.

Os principais equipamentos da cidade de Assaré recebem o nome do poeta “Patativa”, afinal, o município gira em torno dele. Sob essa perspectiva, festejos e reverências à sua memória são realizadas em comemoração ao seu aniversário de vida. Caso estivesse vivo completaria hoje 102 anos.

Antônio Gonçalves da Silva, conhecido por "Patativa", nasceu no dia 5 de março de 1909 na Serra de Santana a 18 Km da cidade de Assaré. Foi um roceiro que viveu exclusivamente da agricultura, numa casa simples, de taipa, chão batido, como a maioria dos sertanejos da região.

Perdeu a visão de um dos olhos quando tinha seis anos de idade; aos doze anos ingressou no universo escolar. A partir dalí, começou a escrever poesias e textos pequenos; logo após, com 16 anos, ingressou na arte do repente chegando a apresentar-se em pequenos shows festivos e em saraus da sua cidade, depois que ganhou da sua mãe, Maria Pereira da Silva, uma linda viola.

O município de Assaré sempre valorizou e faz questão de manter viva a memória e a importância desse poeta “PATATIVA DO ASSARÉ”. Tanto que possui um Memorial com o seu nome (Memorial Patativa do Assaré) e um museu (Museu do Poeta Agricultor), com os objetos agrícolas pertencentes ao mesmo, casa onde o poeta nasceu. Seus filhos e netos ainda residem no município.

No próprio Memorial é possível identificar um resumo de como o poeta gostaria de ser visto e eternizado:

“Conheço que estou no fim
e sei que a terra me come,
mas fica vivo o meu nome
para os que gostam de mim.
Chegando o dia afinal
baixarei a sepultura
mas fica o Memorial
para quem preza a cultura.”

Aos vinte anos recebeu a denominação de “Patativa”, pois havia muita semelhança entre seu canto e o do pássaro Patativa, uma ave tipicamente nordestina que possui características singulares. Desde então, passou a viajar pela região cantando seus repentes e apresentando-se várias vezes na rádio Araripe, localizada na cidade do Crato.

Mais informações no Blog do Crato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!