A História Cultural – Entre Práticas e Representações – Roger Chartier




A História Cultural investiga representações e imaginários, isto é, "re-apresentações" do outro, produzidas num âmbito específico, que não visa reproduzir, mas criar. Ela trata de sistemas imaginários e relaciona-se, cada vez mais, com vários domínios das ciências humanas e sociais, tais como antropologia, literatura, psicologia, arquitetura, comunicação e, também, as artes visuais, teatro, patrimônio.

Enquanto vertente historiográfica tem possibilitado aos estudiosos abordarem um vasto leque de temáticas, tais como: literatura, cidade, loucura, memória, religiosidade, cidadania, modernidade, individualismo, espaços público e privado e a escrita dos 'homens comuns', entre outras.

Desta forma, vem se consolidando, mais incisivamente, a partir e ao longo da última década do século XX, enquanto aporte teórico de análise, tanto para a disciplina de História quanto para todas as outras que se dispõem à transdisciplinaridade.

A literatura de cordel, as leituras camponesas, a cultura política no Antigo Regime e a construção do Estado Moderno constituem alguns dos estudos representativos das áreas de interesse e dos métodos ensaiados por um dos autores mais empenhados na renovação da historiografia atual.

Download do livro: Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!