9/30/2011

Greve dos Profissionais do Ensino Ganha Força no Interior

0 comentários

O confronto de ontem entre professores e policiais na Assembleia Legislativa do Estado teve repercussão nacional, mas principalmente onde querem os grevistas: repercutiu no Interior, aumentando a adesão ao movimento e reafirmando a luta da categoria. Nas câmaras municipais do Interior aumentam os discursos de indignação com o Governo do Estado. Na sessão ordinária de ontem na Câmara de Limoeiro do Norte, o vereador Hélio Herbster, que também é professor, lamentou as agressões ocorridas ontem no confronto entre policiais e professores na assembleia legislativa. Para Hélio, o governador, a quem chamou de “Imperador da Capitania do Estado”, quer decretar a falência do sistema educadional da rede pública do Estado do Ceará. Em aparte, o vereador Heraldo Holanda criticou os deputados estaduais votados na região, que estariam (segundo o vereador) coniventes com o governador Cid Gomes. Em Russas, Quixeré, Morada Nova e Tabuleiro, os professores estaduais realizaram novas assembleias para mante a greve.

AO SER QUESTIONADO pelo editor deste blog, o deputado federal Ariosto Holanda afirmou, via twitter, que “a greve é um direito do trabalhador. Sou pelo diálogo como instância por excelência da mediação entre as partes”. Como eu não obtive um posicionamento mais claro do deputado, refiz a pergunta, questionando se o mesmo considerava justa a atual greve de professores estaduais, bem como dos professores do Instituto Federal de Educação do Ceará. Ainda não obtive um segundo retorno do deputado (assim que tiver atualizo no próprio texto). Em sua página no Facebook, o deputado federal José Airton Cirilo considerou “Uma tremenda barbaridade essa violencia contra os professores no Ceará. São inaceitaveis tanta violência. Minha total solidariedade e o meu protesto as atitudes dos policiais”.

EM NOTA, a Assembleia Legislativa classificou que a manifestação como violenta, “de forma explícita, feriu os princípios democráticos e de civilidade que o Poder Legislativo defende”. Além disso, a nota informa que foi apreendida, pelos policiais, uma faca que estava na posse de um dos manifestantes e que uma pessoa que foi ferida por objetos arremessados pelos próprios manifestantes.
 A Secretaria da Educação do Estado (Seduc) também se manifestou por meio de uma nota oficial, em que disse esperar que os professores retornem às suas atividades na escolas para que os estudantes da rede estadual retomem os estudos o mais breve possível.

O IMPASSE: o governador Cid Gomes diz ter propostas para a categoria, mas quer seguir a negociação mediante suspensão da greve. Mas os professores, representados no sindicato Apeoc, pedem que o governador transforme as propostas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público. De acordo com Cássia Gomes, membro do comando da greve, o objetivo da categoria é evitar que o Governador, Cid Gomes, sancione o projeto votado, ontem, pelos parlamentares, que trata a tabela de vencimento para os profissionais de nível médio.

Cronologia da greve:
5 de agosto – professores iniciam a greve
19 de agosto – manifestação em frente ao Palácio da Abolição
25 de agosto – manifestação na praça da Imprensa
26 de agosto – Tribunal de Justiça do Ceará considera geve ilegal e determina suspensão
 
30 de agosto – Blog Diário Vale do Jaguaribe realiza enquete sobre quem é contra e a favor da greve. O resultado da votação dos internautas ficou 91% a favor e 9% contra a greve.
 
1 de setembro – professores ocupam as dependências da Assembleia Legislativa e entram em conflito com a PM
9 de setembo – após assembleia, professores decidem manter greve
16 de setembo – após mais uma assembleia, decisão é de mante a greve
22 de setembro – representantes da categoria se reúnem com governador.  Cid exige retorno às aulas
23 de setembro – professores não aceitam proposta de Cid e mantém greve
28 de setembro – Governo do Estado envia a Assembleia Legislativa projeto de Lei que cria nova tabela de vencimento para profissionais de nível méio. Centenas de professores fazem vigília no local.
29 de setembro – professores e policiais militares entram em mais um confronto nas dependencias da assembleia. Professores feridos são levados ao hospital. Agressão tem repercussão nacional”.
 
 Fonte: APEOC





Continue Lendo...

COM PRESENÇAS DE DEPUTADOS ESTADUAIS E EX- GESTORES MUNICIPAIS A COLIGAÇÃO “ALTANEIRA DO JEITO CERTO” ENCERRA SUA CAMINHADA COM ELEITORES

1 comentários


A Coligação “Altaneira do Jeito Certo” Realizou nesta Quinta-feira, 29 (vinte e nove) de Setembro, o último Comício, o último arrastão. O Evento contou com a participação de ex-gestores do Município, lideranças circunvizinhas e, claro, de líderes estaduais.

No ensejo, um grande arrastão saindo do Ginásio Poliesportivo e passando pelas ruas José Rufino e Furtado Leite, chegando a desembocar no Calçadão, local do evento, marcou este último encontro dos candidatos com os eleitores.

Os Ex-prefeitos Mago e João Ivan ressaltaram a suas passagens na Administração da Cidade, chegando, inclusive, a mencionarem a construção de diversas obras que contribuíram para o início do desenvolvimento do espaço. O Açude Pageú e a Escola 18 de Dezembro foram tomadas como exemplo. O Prefeito em Exercício Raimundo Rodrigues da Mota também mencionou suas obras construídas nesses quase sete meses de gestão.

Já o Advogado Soares frisou o porquê de o município está passando por esse momento histórico por meio de uma eleição fora de época. Aqui ele relembrou que isso só está acontecendo porque o Prefeito foi Cassado em virtude práticas ilícitas, utilizando os recursos do município para fins pessoais, mesmo tendo por várias vezes duvidado da justiça.

Os Deputados Estaduais Sineval Roque (PSB) e Daniel Oliveira (PMDB) mencionaram que não medirão esforços no angariamento de recursos para o desenvolvimento, crescimento e fortalecimento do Município de Altaneira.

O candidato à vice, o comerciante Dedé Pio chamou a atenção para a importância de se governar com Seriedade e disse que a gestão que virá será voltada para a população mais carente.

O Candidato a Prefeito, o Empresário Delvamberto Soares fez uma réplica do primeiro Comício. Nesse sentido, disse ele: “irei lutar incansavelmente para que possamos construir um município com mais oportunidade de emprego”. O Mesmo completou seu discurso afirmando o potencial do município e a sua intenção em transformar esse potencial em algo concreto, utilizando como exemplo a instalação de duas empresas. Lembrou ainda os pilares de seu plano de governo, a saber, emprego e geração de renda.

Utilizaram ainda da palavra o Advogado Adevaldo Arrais, o Pastor Luiz Vieira e o Presidente em Exercício da Câmara, o Vereador Deza Soares (PCdoB).

Continue Lendo...

9/29/2011

Sindicato APEOC Repudia Violência Contra Professores da Rede Estadual

0 comentários


A direção do Sindicato APEOC repudia violência, agressões físicas e prisões de professores da rede estadual de ensino, ocorridas na manhã de hoje, 29/09, na área de acesso às dependências da Assembleia Legislativa do Ceará (Casa do Povo), onde trabalhadores em Educação protestavam contra a aprovação, em Regime de Urgência, do Projeto de Lei do Governo do Estado, que trata, exclusivamente, da implantação do piso nacional de salário para os professores de nível médio – Grupo Ocupacional do Magistério da Educação.
O Batalhão de Choque da Polícia Militar avançou e usou dos seus meios de armamento contra os manifestantes e com selvagem poder de violência feriu e prendeu professores. As grotescas cenas fizeram retroceder imagens de um passado obscuro do regime de exceção (1964/1985), que se imaginava esquecido. Este retrocesso quebrou a esperança de uma estabilidade democrática que se pensava estar consolidada em nosso País.
A luta dos professores, em greve há quase dois meses, é mais do que justa, tendo em vista que reivindica apenas o cumprimento de uma Lei Federal que instituiu o piso nacional do Magistério da Educação Básica e até hoje não cumprida pelo governo do Ceará.
A imediata intervenção da Assessoria Jurídica deste Sindicato evitou a transferência dos professores presos, da Assembleia para as Delegacias Plantonistas. Após comprovada a ilegalidade das prisões os professores foram liberados.
Em defesa de um Estado de Direito e Democrático, o Sindicato APEOC apela aos dirigentes do Poderes Constituídos o uso de bom senso e de sensibilidade para a implantação do Piso Nacional de salário dos professores com repercussão na carreira funcional, dos professores de nível médio a especialista, e, sem que seja necessário ferir direitos individuais, coletivos, e, especialmente a Democracia”.

Fonte: Sindicato APEOC
Continue Lendo...

Presença de Deputados Federais e Gestores Municipais Marcam o último Evento da Coligação “Altaneira de Volta Para o Povo”

0 comentários


Foi Realizado nesta Quarta-feira, 28 (vinte e oito) de Setembro, o último Comício da Coligação "Altaneira de Volta Para o Povo". O Evento contou com a participação de várias lideranças políticas do Município e da Região do Cariri.

Na ocasião, um arrastão saindo do Ginásio Poliesportivo e desembocando no Calçadão, local do acontecimento, marcou o último encontro dos candidatos com os eleitores.

Dentre os oradores, destaque para os Deputados Federais Manoel Salviano e Arnon Bezerra, os Prefeitos Evanderto Almeilda e Roberto Pessoa, de Assaré e Maracanaú, respectivamente. No âmbito Municipal, Discorreram os Vereadores Antônio Henrique (DEM) e o líder da bancada da oposição na Câmara, o Professor Adeilton, além do Prefeito Cassado Antônio Dorival de Oliveira que, fez menção as obras que Construiu durante os quase 07 (sete) anos de mandato.

O candidato a vice, o farmacêutico Jackson Feitosa pediu a compreensão dos Eleitores e desejou que o processo Eleitoral ocorresse sem violência.

A Candidata a Prefeita Andréia se utilizou do mesmo discurso do primeiro. Nesse sentido, disse ela: “irei lutar para que o município tenha uma educação e uma saúde de qualidade”. Completou afirmando que se eleita for irá continuar a Administração do Prefeito Cassado, citou como exemplo a reabilitação do Furdunço e do Programa Pro - Cidadania.

Obs.: Foto Luis de Bezinha
Continue Lendo...

9/28/2011

Incidente em Altaneira: Eleitor Interrompe Sessão e Chama Parlamentar de “Veaco”

0 comentários


Não foi somente de discussões e nervosismo entre os parlamentares que marcou a última sessão do mês de Setembro.

Totalmente nervoso e exaltado o cidadão conhecido por Paulo interrompeu o debate no plenário e ressaltou categoricamente que o Vereador Professor Adeilton (PSDB) – Foto -  é “veaco”. Para tanto, Paulo, argumentou que o Vereador ainda não pagou um boné.

No seu Twitter o Professor Adeilton frisou que não deve nenhum boné ao Paulo de Zé de Lima.

O Parlamentar Flavio Correia (PCdoB) tentou controlar a situação e acalmar o denunciante. O Presidente em Exercício, o Vereador Deza Soares (PCdoB) pediu desculpas ao Parlamentar pelo incidente.
Continue Lendo...

Altaneira: Apreensão de Cestas Básicas Gera Debate no Plenário da Câmara

0 comentários

 
Sem nenhuma matéria para ser apresentada, debatida e votada nesta terça-feira (27), a última sessão do mês de Setembro foi marcada pelos nervosismos de alguns parlamentares.

O Clima começou a ficar agitado quando o Líder da Oposição, o Vereador Professor Adeilton (PSDB) utilizou seu tempo regimental para discorrer sobre as Apreensões de 30 (trinta) cestas básicas pela Justiça na última sexta-feira.  Para ele essa política de doação em época de campanha é totalmente irregular e ressaltou que não existe nenhuma prestação de contas que façam alusão a doações das cestas no período de fevereiro a junho.

O Vereador Flávio Correia (PCdoB) afirmou que não se podem fazer comparações das cestas com os vales de combustíveis. Afinal, disse o Vereador, “os vales foram utilizados unicamente para benefícios próprios.”. As denuncias e, por conseguinte as apreensões vieram a prejudicar a população carente do município, uma vez que eram elas as únicas beneficiadas, completou o vereador.

Já o Presidente em Exercício, o Vereador Deza Soares (PCdoB) foi categórico em seu discurso. Ele apresentou um documento que, segundo o próprio, contradiz toda a denúncia e a “suposta” preocupação dos parlamentares da oposição com a comunidade.  O Documento fazia menção ao trabalho de um Advogado nos anos de 2007 e 2010. Por este fica evidenciado que os gastos com este Servidor ultrapassam os R$ 200.000 sem ao menos ter percebido o seu desempenho em prol do município. Isso sim demonstra “uma imoralidade”, disse Deza Soares.  Completou dizendo que esse Advogado, “o Sr. Ione presta serviços medíocre, unicamente em prol de um g rupo político.

A tensão entre os parlamentares era evidente e aumentou ainda mais quando Antônio Nevoeiro mencionou os erros da Administração passada e criticou a omissão dos seus colegas, principalmente o Professor Adeilton e Genival Ponciano. Faltou pouco para que ultrapassassem a disputa discursiva.

Com Informações do Blog da Câmara
Continue Lendo...

9/27/2011

Altaneira: Esclarecimentos Sobre Denúncias da Doação de Cestas Básicas

0 comentários


Por Gutenberg Estevão

Altaneira, único lugar no mundo onde os pobres têm seus direitos destruídos por denúncias infundadas e mal apuradas.

No ano de 2011 Altaneira, cidade pequena do interior do Ceará teve sua história marcada pela cassação do prefeito por atos ilegais. O Mesmo usou da máquina pública para sua reeleição. Meses depois foi decretado que houvesse novas eleições. 
Mas o que mais deixa qualquer um indignado é que os pobre e pessoas necessitadas que muitas vezes não tem emprego, nem fonte alguma de renda depende dos programas do governo federal em conjunto com o estado e município. Esses governos asseguram por lei federal e municipal que as famílias mais necessitadas recebam apoio e que sejam amparados por essas leis.

Por denúncias infundadas e mal apuradas deixaram várias pessoas do município de Altaneira sem nenhuma fonte de alimentação, já que os mesmo só teriam isso para sobreviver.

O Município dispõe do programa de doações de cestas básicas. As quais são encaminhadas às famílias que recebem a visita do assistente social o qual aplica um questionário e com base na estrutura familiar consegue dar um laudo, parecer técnico atestando se as famílias estão ou não aptas a receber esse benefício.

Na ultima sexta-feira dia 23.09.2011 a chefe de Cartório eleitoral da Comarca que é vinculada à Altaneira, apreendeu as cestas básicas que são distribuídas às famílias carentes. Essas cestas fazem parte dos projetos sociais da Secretaria de Ação Social de Altaneira.

A questão é: Quem só tem essas cestas para se alimentar como é que ficam? Sem alimento como irão sobreviver? Se já eram atendidas desde antes, por que só agora foi tirado delas esse direito a alimentação? Por que estão punindo essas famílias de seus direitos? Agora sem alimento como ficam essas famílias?

Essas são algumas indagações.

Os alimentos foram levados pela representante da Justiça eleitoral. Foram para um lugar adequado? Será se eles não irão se desperdiçar? Será que não vai faltar na mesa de alguém? E tantas outras perguntas que me faço agora.
Nesses momentos, vimos que justiça tem olhos cegos. Enquanto alguns lutam por poder, não veem que atingem aqueles que não têm nada haver. Os pobres que tem fome, não podem esperar. É triste, mais é a realidade onde todos que tem certo poder, acham que é superior aos que realmente necessitam e precisam. Onde está a justiça nisso?

Segundo a assistente social do Município de Altaneira Dr. Ana Lucíola de Melo:

O CRAS – SEDE visitou 32 famílias e emitiu parecer favorável à concessão do beneficio da cesta básica”.
"Os estudos realizados através de entrevistas e visitas domiciliares comprovam a situação de vulnerabilidade social de que encontram essas famílias. Para algumas delas, o benefício foi solicitado à Secretaria de assistência Social, para o período de seis meses, quando a técnica do CRAS reavaliaria a situação da família.
Para essas famílias que contam apenas com o benefício do programa bolsa família, estando em descumprimento de condicionalidade e tiveram o beneficio suspenso, a ajuda da cesta básica, torna-se indispensável.
Várias famílias que procuraram a secretaria ou os CRAS, nos últimos dias, não foram visitadas pelos assistentes sociais, em virtude da apreensão da última remessa de cestas básicas recebidas pela Secretaria".

Além das cestas básicas, vários outros programas federais estão parados também pelo fato de serem apreendidos computadores e documentos que possibilitariam cadastro, atualização de pessoas junto a esses sistemas e programas.

Com tudo isso só resta uma pergunta: O que todas essas pessoas fizeram para que seus direitos fossem tirados de forma brutal e sem piedade?
Continue Lendo...

Altaneira: Divulgada Pesquisa de Intenções de Voto

0 comentários

A quatro dias do Processo Eleitoral, O Blogueiro Givanildo Gonçalves (Gigi) – Foto - realizou enquetes com ênfase nas Eleições Suplementares do Município de Altaneira. Esta fez alusão a preferência dos Eleitores nos dois candidatos das coligações “Altaneiras do Jeito Certo”, bem como também “Altaneira de Volta Para o Povo”.

A enquete teve início há um mês e trazia duas indagações, a saber:

1ª - Sendo Delvamberto o candidato para as eleições do dia 2 de outubro, você votaria nele e por quê?
2ª - Sendo Andrea a candidata para as eleições do dia 2 de outubro, você votaria nela e por quê?

O Candidato da Coligação “Altaneira do Jeito Certo”, o Empresário Delvamberto Soares (PSB) recebeu 43 (quarenta e três) votos a favor, totalizando em termos percentuais 74,13% e 15 (quinze) contrários, atingindo 25,86%.

Já a candidata Andréia (DEM) da Coligação “Altaneira de Volta para o Povo” teve 60% do eleitorado a seu favor. Traduzindo em números, 06 votos. Os eleitores que se posicionaram contra foram 04 (quatro). O que equivale a 40%.

Com Informações do Blog do Givanildo Gonçalves
Continue Lendo...

SEDUC Promove Diversas Ações Relacionadas ao PAIC Para os Municípios

0 comentários


Durante essa semana, a Secretaria da Educação irá promover encontros para avaliar, planejar e fortalecer as ações do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC).

De 26 a 28 de setembro, irá acontecer no Hotel Praia Centro, em Fortaleza, o 2º Encontro De Formação dos Formadores de Língua Portuguesa e Matemática. Já na próxima quinta-feira (29), será realizada no Hotel Oásis, a oficina “Mobilização Social pela Educação – Família, Escola e Comunidade”. Ainda no Hotel Oásis, acontece na sexta-feira (30), o Encontro do Eixo de Gestão Municipal.

O Programa Alfabetização na Idade Certa foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado, por meio da Seduc. Tem o objetivo alfabetizar todos os alunos do ensino fundamental até o segundo ano de escolaridade de modo a garantir a aprendizagem da leitura até os sete anos de idade. Desde então, os municípios passaram a contar com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico.  

Com Informações da Seduc
Continue Lendo...

Oficina “História Online” no Festival de História

0 comentários


Bruno Leal, doutorando em História Social pela UFRJ, fundador e mediador do Café História, ministra oficina sobre divulgação e pesquisa histórica na web no Festival de História, que acontece em outubro, na cidade mineira de Diamantina
Mais de 13 oficinas gratuitas serão oferecidas ao público que for ao Festival de História, em Diamantina, no próximo mês de outubro. As oficinas serão oferecidas no período de 8 a 11 de outubro, no Instituto Casa da Glória da UFMG. As oficinas são abertas à participação de todos os interessados, mediante prévia inscrição na Secretaria Geral do fHist que poderá ser realizada entre as 09 horas e as 17 horas do dia 07 de outubro e de 09 horas as 12 horas do dia 08 de outubro no CVT Diamantina, na Praça Doutor Prado. Uma das trações é a oficina “História Online: divulgação e pesquisa histórica nas mídias sociais”, ministrada pelo fundador e mediador da rede social Café História, Bruno Leal.

Doutorando em história social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Leal apresenta uma oficina cujo objetivo é analisar as possibilidades que internet oferece para o profissional de história, tanto no campo da pesquisa quanto no campo do ensino e da divulgação. “História Online” apresentará e debaterá casos de estudos e propostas de uso de mídias sociais na área de história. A oficina acontece nos dias 10 e 11 de outubro, no período de 14h30 as 17h00, totalizando 5 horas. São 30 vagas no total.

Outras Oficinas
Além de “História Online”, quem participar do Festival de História também poderá conferir outras 12 oficinas gratuitas. São elas: “Papo com o professor”, “Olimpíadas de História”, “A experiência do relato da gastronomia nos cadernos de receitas”, “História online: divulgação e pesquisa histórica nas mídias sociais”, “Narrativas histórias e as linguagens audiovisuais” e “Fragmentos móveis - um olhar sobre Diamantina a partir das mídias móveis”.

Todas as oficinas do Festival de História darão direito a um certificado, desde que o participante cumpra a carga horária da cada uma. Clique aqui, escolha a sua oficina e inscreva-se na Secretaria Geral do fHist em Diamantina.

Com Informações do Cafehistoria
Continue Lendo...

9/26/2011

Altaneira: Comissão Especial de Advogados e Comissão Permanente Analisa Propostas da Comunidade

0 comentários


Depois de serem realizadas diversas reuniões itinerantes com o propósito de apresentar, discutir e reformular a Lei Orgânica do Município junto a representantes da sociedade, o documento que subsidia as ações do Executivo e da própria comunidade está prestes a ser reformulada.

Na última reunião realizada no Distrito do São Romão, o Presidente em Exercício afirmou que a Câmara estará aberta para receber as propostas advindas desta comunidade. Lembrou que todas as propostas que vierem serão analisadas pela a Comissão Especial de Advogados, Comissão Permanente da Câmara, bem como também pelos demais parlamentares.

Hoje, 26 (vinte e seis) de setembro, as propostas advindas de todos os setores serão analisadas pelas comissões acima referidas, além claro, pelos demais parlamentes.

Nunca é demais lembrar que os membros que formam a Comissão Especial de Advogados São os Drs .Soares e Juraci, além dos bacharéis Paula Hayanne e João Paulo (Foto). Já a Comissão Permanente da Casa é composta pelos Vereadores Antônio Henrique (DEM) – Presidente, Prof. Adeiltom (PSDB) – Relator e Flávio Correia (PCdoB) – Secretário.

Com Informações do Blog da Câmara
Continue Lendo...

Professores da Rede Estadual Decidem por Continuação da Greve

0 comentários


Por pequena maioria, os Professores da Rede Estadual de Ensino decidiram, em Assembléia Geral, Continuar firmes em prol da melhoria da educação e, por conseguinte assegurar seus direitos.

Confira abaixo a Agenda:
  • Segunda, 26/09: Zonais.
  • Terça, 27/09: Mobilização de Zonais.
  • Quarta 28/09: Ato no palácio da abolição às 08h.
  • Quinta 29/09: 17h Reunião do comando de greve.
  • Sexta 30/09: Assembleia Geral às 8h no Paulo Sarasate.
Leia a Ata da Reunião do Comando de Greve com o Governador do Estado:

Em vinte e dois de setembro do ano de dois mil e onze, na sala de reuniões, no Palácio da Abolição, às nove horas, teve inicio a reunião do Comando de Greve do Sindicato-APEOC com o Governador do Estado, CID FERREIRA GOMES, presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Roberto Cláudio e Parlamentares estaduais.
Pelo Comando de Greve tivemos as presenças do Presidente do Sindicato-APEOC, Anizio Melo, vice-presidente Reginaldo Pinheiro e Diretores Gorete Soares, André Sabino e Josilma Frota. Representantes de base Nivânia Menezes, Rafael Rabelo, Valdeci Abreu, João Paulo, Reinaldi Mapurunga. Representante do Sindiute, Ana Cristina. Técnico do Sindicato-APEOC em Orçamento e Plano de Carreira, André Pinheiro.
A reunião foi presidida pelo Governador do Estado e Secretariada por Reginaldo Pinheiro e contou ainda com as presenças dos Deputados Antonio Carlos (líder do Governo) Patrícia Sabóia, Lula Morais, Professor Teodoro, Carlomano Marques e representante do Gabinete do Deputado Arthur Bruno, Zezé de Medeiros e Assessoria do Governador e da Assembleia Legislativa.
O Governado abriu a reunião sugerindo apresentação de todos os presentes.
Dando prosseguimento a reunião o Governador situou que a audiência foi solicitada pelo Presidente da Assembleia Legislativa. Reiterou que tem compromisso com a Educação, fato demonstrado pelas concessões dos reajustes diferenciados, progressões excepcionais, concurso público, paridade remuneratória entre temporários e efetivos, disse ainda que desde maio deste ano recebeu o Sindicato-APEOC e o Comando de Greve por 07 vezes.
Quanto à aplicação do piso na atual carreira disse que a repercussão financeira não possibilita isso e defende a melhora do salário inicial da carreira e falou da proposta apresentada que fora apresentada pelo Governo, mas não aceito pela categoria o que resultou no não envio da Mensagem à Assembleia Legislativa.
Em seguida o Deputado Roberto Cláudio relatou que no dia de ontem a partir de reivindicação dos professores que se encontravam na Assembleia Legislativa solicitou audiência com Governador e Comando de Greve dos Professores o que foi de pronto aceito, tendo inclusive o Governador ter que cancelar viagem à Cuba.
Tendo a palavra o Presidente do Sindicato-APEOC , Anizio Melo, sustentou que a categoria rejeitou a proposta de tabela e que o Governador tinha firmado esse compromisso na última audiência. Fez ainda menção aos outros compromissos assumidos pelo Governo nas audiências do dia 25 de agosto com o Governador e do dia 01 de setembro com o Chefe de Gabinete, Deputado Ivo Gomes.

O presidente do Sindicato-APEOC e reiterou às reivindicações da categoria:
1. NÃO ENVIO E DESCONSIDERAÇÃO
2.APLICAÇÃO DO PISO NA ATUAL CARREIRA DO MAGISTÉRIO, LEI N° 12.066 DE 1993;
3.RESERVA DE PELO MENOS UM TERÇO DA CARGA HORÁRIA PARA HORAS ATIVIDADES;
4.REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO;
5.ABERTURA DO ORÇAMENTO DA EDUCAÇÃO E APORTE DE MAIS RECURSOS DO TESOURO PARA VIABILIZAR A APLICAÇÃO PISO NA FORMA ACIMA APONTADA, CASO HAJA NECESSIDADE;
6.NÃO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO;
7.AMPLIAÇÃO DA COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO DE 04 PARA 08 MEMBROS;
8.NÃO ENVIO DE PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO.
9.CASO SEJA SUSPENSA A GREVE O PRAZO DE REFERÊNCIA DO CRONOGRAMA DE NEGOCIAÇÃO PARA APRESENTAR A PROPOSTA SEJA DE 30 DIAS.
A professora Valdeci, Reinaldi, Nivânia, Rafael, João Paulo reiteraram que a categoria julga como vitória o não envio e desconsideração das negociações da proposta do Governo apresentada em Julho, mas é inarredável em relação a aplicação do piso na atual carreira, valorizando todos professores na carreira e que o Governo deve aumentar o investimento da Educação no pagamento dos professores.
A professora Josilma reforçou a urgência na valorização da carreira do magistério, mormente dentro do atual contexto histórico e econômico.
Retornando a palavra ao Governador disse que concorda que deve haver mais investimento em Educação para fazer frente a necessidade do desenvolvimento econômico e social, porém há os limites.
Quanto a reserva de um terço da jornada, disse que concorda na implantação de forma progressiva começando em 2012. Reiterou o compromisso de não enviar e desconsiderar a proposta de tabela que fora apresentada em julho e que o limite para aplicar na remuneração dos professores deve ser encontrada nos recursos da Educação, sendo mais específico, nos 29,5% e havendo recurso novo vinculado à Educação pode até ampliar. Também reiterou, que abriria o orçamento e folhas de pagamento para a categoria, realização concurso público para professor em 2012, enfim, reitera os compromissos assumidos e diz esperar que a categoria suspenda a greve.
Quanto a avaliação de desempenho reitera que nada será feito sem amplo debate.
Reiterou ainda o Governador que os compromissos assumidos estão condicionados a suspensão da greve.
O professor Anizio Melo, aparteou o Governador, reivindicando que não haja nenhum desconto de salário dos grevistas, em resposta, o Governador afirmou que não fará desconto no salário' dos professores em greve, porém que a partir da próxima semana (dia 26 de setembro)
determinará a abertura de processo administrativo por abandono de cargo para àqueles que continuarem em greve.
O Governador disse ainda que em face da urgência do cumprimento da Lei do piso tem uma condição a presentar, que é "apartar" da atual tabela do magistério os professores de nível médio, criando tabela específica para esses profissionais. A alteração do restante da tabela, ou seja, os graduados e pós-graduados será feito dentro do processo de negociação.
O professor André propôs que caso o Governo mantenha a posição de enviar a mensagem sobre o piso para o professor de nível médio que ao final da negociação (30 dias) haja uma mensagem única, mantendo uma só estrutura de carreira. O Governador disse que concorda com a proposta.
Por parte do comando, representado, pelo presidente do Sindicato, foi reafirmado a necessidade de manutenção dos compromissos incorporados nas atas anteriores (reuniões ocorridas, respectivamente, 25 de agosto e 01 de setembro) e que nenhuma mensagem sobre piso e carreira seja enviada à Assembleia sem antes passar pela negociação com a categoria, ou seja, que toda a discussão referente a carreira ocorra considerando toda a CARREIRA, no prazo de até 30 dias, caso suspensa a greve.
O Governador informou que lhe incomoda não cumprir a Lei do piso e quer pagar o piso aos professores de nível médio e que a proposta em nada prejudicará os demais professores e mantém o compromisso de até assegurar a diferença de pelo menos 60% do professor de nível médio para o graduado e que na Mensagem dirigida à Assembleia deixaria claro que haveria nova mensagem dispondo sobre os graduados e pós graduados que ora (a mensagem) se encontrava em processo de negociação com a categoria.
O Governador, atendendo reivindicação do Comando de Greve, se comprometeu, em havendo viabilidade financeira, reunificar as tabelas do Grupo Ocupacional do Magistério (professores de nível médio, graduados e pós graduados).
Ao final ficou agendado para segunda-feira, dia 26 de setembro às 16 horas, caso suspensa a greve, audiência com Secretária de Educação, Secretário da Fazenda, Secretaria de Planejamento e gestão e Representação da categoria para iniciar os estudos sobre orçamento com fim de construir a proposta da implantação do piso com repercussão na carreira.
A reunião foi finalizada às catorze horas e vinte e cinco minutos.
Eu, Francisco Reginaldo Ferreira Pinheiro, lavrei a presente ata, que, depois de lida, segue assinada por todos os presentes.
Ao final, o comando de greve, se posicionou que levará as propostas aqui relatadas para a Assembléia Geral de amanhã para lá ser avaliada e decidida pela categoria.

Com Informações do Sindicato APEOC
Continue Lendo...

9/25/2011

Candidata da Coligação "Altaneira de Volta para o Povo" Cede Entrevista

0 comentários

Depois de duas tentativas frustradas, o Programa "Esperança do Sertão" apresentado todos os Sábados na Rádio Comunitária Altaneira Fm pelo Professor Mestre da URCA, Carlos Alberto Tolovi, conseguiu, finalmente, realizar neste sábado, 24 (vinte e quatro) de Setembro, a Entrevista com a Candidata da Coligação "Altaneira de Volta Para o Povo", a Dr. Andréia (DEM).

A exemplo do que ocorreu com o Candidato da Coligação "Altaneira do Jeito Certo",  Delvamberto Soares (PSB), o Programa abordou o mesmo esquema. Desta feita, foram realizadas diversas perguntas alusivas a temas, como a Política em si, a Educação, Saúde e o Desenvolvimento Sustentável. Dentre elas destaque para as propostas de Governo ligadas a área da Saúde e Educação.

A Candidata teceu críticas ao setor da Saúde. "Altaneira, com aproximadamente 7.000 habitantes conta com um número muito pequeno de médicos", disse Andréia. "Irei ampliar esse quadro", completou a candidata.


No que tange a Educação, a mesma discorreu que a área necessita de mais desenvolvimento e ressaltou o seu intuito em contribuir para que isso aconteça.

No ensejo, ela teceu críticas ao Plano de Governo do seu opositor. "prometo apenas o que sei que dá para cumprir", disse ela.

À noite, a coligação realizou mais um movimento antes do processo eleitoral. A concentração se deu na Avenida Santa Tereza e seguiu por meio de uma carreata (aproximadamente cem veículos, entre carros e motos) pela Rua Furtado Leite com destino ao Distrito do São Romão, local do Evento.

Continue Lendo...

9/24/2011

Altaneira: Presidente em Exercício da Câmara Pretende Construir um Arquivo

0 comentários


O Poder Legislativo, composto por nove parlamentares, três assessores e duas auxiliares, já sofreu diversas modificações na organização dos trabalhos, garantindo, principalmente, agilidade e modernidade na gestão do Vereador Deza Soares (PCdoB).

Depois da organização dos trabalhos, a intenção agora é realizar uma reforma estrutural. De acordo com o Presidente em Exercício, um dos objetivos é a construção, no próprio espaço da Câmara, de um Arquivo. O espaço servirá de suporte para preservação de todas as documentações.

Atualmente as documentações estão inseridas em locais que não são adequadas para o seu devido ordenamento e conservação. Não permitindo, assim, assegurar a integridade dos mesmos, inclusive alguns já estão em processo de deterioramento.

O Anúncio da necessidade deste arquivo foi feito na última sessão, realizada no dia 20 (vinte) de Setembro. 

Mais fotos do atual Espaço das Documentações 









Fonte: Portal de Comunicação da Câmara
Continue Lendo...

9/23/2011

Nota de Esclarecimento Sobre A Política Partidária em Altaneira

0 comentários


Por Vinicius Freire

O município de Altaneira encontra-se em período eleitoral, devido a eleições suplementares, e nos últimos dias, vemos carros de som andando pelas ruas, passeatas, arrastões, reuniões e comícios, ou seja, movimentos típicos de uma eleição.

Devido ao pequeno porte de nosso município, é difícil encontrar pessoas que não se envolvam nestes movimentos, até devido a cultura local, no que diz respeito a política

E em meio a tudo isso, estamos nós os “crentes”, participando de movimentos, apoiando candidatos, e sendo apontados por terceiros, com algo do tipo “Não é crente? O que ta fazendo ali?”, “Crente nada, olha o jeito!”, ou então, “Vixe! Olha só o ‘irmão’ ali!”. E nas Igrejas, o que se vê é: “O irmão fulano é pé-de-boi!”, ou, “o irmão cicrano é tucano!”, ou até, irmãos olhando torto uns para os outros. Esse tipo de comportamento é reflexo da cultura local.

A intenção deste artigo, não é apontar, mas sim exortar, tentar buscar à luz das escrituras como nós cristãos temos que nos comportar e nos fazer refletir sobre nossas práticas acerca da cultura política local, afinal se nos chamamos luz do mundo, temos iluminado? Se nos chamamos sal da terra temos salgado? Ou nos tornamos insípidos? E mais, enquanto altaneirenses (não sou de nascimento, mas me considero de coração!), de uma maneira geral, evangélicos ou não, a cultura política, na qual estamos inseridos e cultivando será a vontade de Deus para esta terra?

A principio, ao se tratando de evangélicos inseridos no movimento  político, a bíblia não fala algo especifico sobre isso, até porque o regime democrático no qual estamos inseridos, não fazia parte da cultura israelita, que no Antigo Testamento foram governados a principio, por Juízes e posteriormente  por Reis ambos indicados por Deus e não pelo povo, e no Novo testamento, Israel estava sob o domínio do Império Romano, portanto, os governadores eram nomeados pelo Império Romano. No que diz respeito aos dias atuais, nós evangélicos, devemos sim nos inserir em tais movimentos, afinal, somos cidadãos altaneirenses e devemos através de nosso voto, escolhermos nosso representante, por isso, criticas como as citadas anteriormente, são infundadas e carregadas de preconceito religioso e questões partidárias.

Em contrapartida, a única ressalva que faço nesse sentido, é que há muitos de nós evangélicos, nos “contaminando” com a cultura política local, e nos esquecendo dos padrões estabelecidos por Deus na bíblia, ou seja, deixando de fazer a obra e a vontade de Deus para fazer a nossa vontade, por exemplo, faltando aos cultos, não evangelizando, julgando e fazendo acepção de pessoas por causa de partidos políticos, adorando a criatura ao invés do criador. A bíblia nos fala em Mateus 6:33 “ Mas, buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua Justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mas não é isso que muitas vezes temos feito, em 2Timóteo 2:4 diz: “Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar aquele que o alistou para a guerra.”, será que estamos colocando as coisas de Deus em primeiro lugar? E estamos agradando quem nos alistou?

A Bíblia diz mais em I Co 6:12 “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” , dessa forma, não devemos nos deixar dominar por esse momento, nos esquecendo da vontade do Pai!

Portanto, que nós Evangélicos nos tornemos de fato mais atuantes no que diz respeito à política local, mas sem deixarmos de lado as coisas do Senhor, “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade.Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas.” Mateus 23:23  


Somente agindo segundo a Palavra de Deus, agradaremos ao Senhor e faremos uma Altaneira melhor, e somente nos livrando da atual cultura política, transformaremos em realidade o que diz o versículo primeiro do Salmo 133: “quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.”

Continue Lendo...

9/22/2011

Nova Negociação Com os Profissionais do Ensino da Rede Estadual

0 comentários

O governador Cid Gomes se reuniu nesta quinta-feira (22), no Palácio da Abolição, com representantes da categoria de professores do Estado, com o objetivo de negociar o fim da greve e reabrir as conversações. No encontro, que durou quatro horas e meia, Cid Gomes acertou com os representantes que, caso seja decretada o fim da paralisação – em obediência à decisão judicial - , o Governo do Estado vai assegurar a manutenção da negociação que objetiva entre outros pontos:
- a implementação do um terço da carga horária para extraclasse em 2012;
- apresentação por parte da categoria de tabelas de reajuste, no prazo de até 30 dias,  levando em conta o percentual de investimento na educação por parte do Estado que foi de 29,5% em 2010;
- realização de concurso público para professor em 2012 ;
- não encaminhamento de mensagem que trata de avaliação de desempenho sem que o tema seja debatido entre Governo e categoria.

O Governador comunicou que encaminhará à Assembleia Legislativa uma mensagem estabelecendo o piso nacional que beneficiará 250 professores com nível médio. Cid Gomes enfatizou que gostaria de ter encaminhado essa matéria há mais tempo, mas acatou a solicitação do Sindicato Apeoc para que ela não fosse enviada à Assembleia enquanto não fosse definido o reajuste total da categoria. “Não tenho interesse e nunca me passou pela cabeça punir a categoria por conta da greve. Não haverá desconto, até porque as aulas perdidas deverão ser repostas”, ressaltou o Governador. Caso seja decretado o fim da greve, a categoria voltará a se reunir na segunda-feira (26), às 16 horas, com a secretária da Educação (Seduc), Izolda Cela; o secretário do Planejamento (Seplag); e o secretário da Fazenda (Sefaz), Mauro Filho.

Durante o encontro, Cid lembrou que só neste ano ele se reuniu sete vezes com os professores e que nunca se recusou a dialogar com a categoria. O Governador ressaltou ainda os avanços obtidos pela educação durante sua gestão, entre elas o aumento real de salário – além da inflação; assinatura de dois atos de progressão horizontal, que nunca havia acontecido em governos anteriores; estipulação da data base para o dia 1º de janeiro, conforme solicitado pela categoria; equiparação dos professores temporários; implantação do programa de financiamento de computadores;  o incremento nos investimentos na educação, que deve ser de 25% do orçamento conforme a Constituição Federal, e que chegou a  29,5% em 2010. “Educação é um prioridade no nosso Governo e isso se reflete no orçamento. A receita do Ceará vem aumentando e também o percentual para a área. A média histórica de investimento na educação é de 27%, a lei manda que esse percentual seja de 25%, e no ano passado foi investido 29,5%. Esse é um percentual histórico”, ressaltou Cid Gomes, completando em seguida que o Estado está investindo recursos na construção de 140 escolas profissionais de tempo integral (78 já estão em funcionamento), além de novas unidades de ensino médio no Interior do Estado e implantação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC).

Segundo o presidente do Sindicato APEOC, Anísio Melo, a ata da reunião será levada para toda a categoria durante a assembleia que acontece nesta sexta-feira (23), às 8 horas, no Ginásio Aécio de Borba. A reunião foi acompanhada pelo presidente da Assembleia Legislativa; Roberto Cláudio; pela deputada estadual, Patrícia Saboya; e os deputados estaduais Antonio Carlos,  Professor Teodoro, Lula Morais e Carlomano Marques.

Com Informações do ce.gov.br
Continue Lendo...

Cursos Capacitam Profissionais que Atuam no Enfrentamento ao Crack no Ceará

0 comentários


A Secretaria da Saúde do Ceará, em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), inicia as atividades do Centro Regional de Referência na Formação de Profissionais para a Rede de Atenção Psicossocial, Crack e outras Drogas. Nos dias 23 e 24 de setembro, serão ministrados cursos com o objetivo de capacitar profissionais que atuam no enfrentamento da epidemia de Crack no Ceará. 

A capacitação acontecerá, simultaneamente, em três macrorregiões de saúde: Juazeiro (Faculdade Leão Sampaio), Sobral (Escola Visconde de Saboia) e Fortaleza (Faculdade do Nordeste). Os municípios foram selecionados a partir de critérios que levaram em conta sua população, equipes de Saúde da Família implantadas, presença de Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas implantado ou em implantação e disponibilidade de Hospital Geral no município. Doze municípios atenderam aos critérios e, então, estabeleceram-se três pólos descentralizados de formação, a fim de facilitar o acesso dos profissionais que atuam nas três Macrorregiões de Saúde do Estado.

O Pólo Juazeiro atenderá aos profissionais dos municípios de Juazeiro do Norte, Iguatu, Icó e Barbalha. O Pólo Fortaleza contemplará profissionais de Quixeramobim, Canindé, Quixadá, Limoeiro do Norte, Tauá e Aracati. O Pólo Sobral beneficiará profissionais de Sobral e Camocim.

Nesta primeira etapa, serão ofertados três cursos: Curso de Aperfeiçoamento em Crack e Outras Drogas para médicos da Estratégia de Saúde da Família e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família; Curso de Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e Outras Drogas para profissionais dos hospitais gerais; e Curso de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e Outras Drogas para profissionais das Redes SUS e SUAS. 


Com Informações do ce.gov.br

Continue Lendo...

I Conferência de Juventude de Juazeiro do Norte

0 comentários


O Município de Juazeiro do Norte, situado na região metropolitana do Cariri, será palco da I Conferência de Juventude.

O Evento se dará no Ginásio Poliesportivo e terá início na manhã desta quarta – feira, 28 (vinte e oito) do mês corrente e se estenderá até as 16 horas da tarde. Segundo o Secretário Aurélio Matias, as inscrições são gratuitas e estão sendo realizada na Secretaria de Esporte e Juventude.

Com Informações da Secretaria de Esporte e Juventude de Juazeiro
Continue Lendo...

CÂMARA FEDERAL ELEGE DEPUTADA ANA ARRAIS COMO MINISTRA DO TCU

0 comentários


A deputada Ana Arraes (PSB-PE) foi eleita pela Câmara Federal nesta quarta-feira (21) a nova ministra do Tribunal de Contas da União (TCU), com 222 votos de aprovação. A deputada será a primeira mulher a ocupar o cargo de ministra no órgão auxiliar de controle externo. Ela assume a vaga resultante da aposentadoria do ministro Ubiratan Aguiar.

O segundo mais votado foi o deputado Aldo Rebelo (PC-doB-SP), com149 votos; o terceiro, o deputado Átila Lins (PMDB-AM), com 47 votos; o quarto, o deputado Damião Feliciano (PDT-PB), com 33 votos; o quinto, o deputado Milton Monti (PR-SP), com 30 votos; e o sexto, o auditor fiscal Rosendo Severo, indicado pelo PPS, com10 votos. Houve dois votos em branco.

No discurso ainda como candidata, Ana Arraes ressaltou que tem crescido muito a participação das mulheres nos espaços de poder no Brasil, sobretudo com o governo da presidente Dilma Rousseff. "Entretanto, ainda temos um longo caminho a percorrer, pois a participação igualitária das mulheres no processo de tomadas de decisões é fundamental para o fortalecimento da democracia e para que a composição da sociedade esteja realmente refletida na função pública, nas políticas públicas e na legislação do País", afirmou.

É importante mencionar nesse contexto que o Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes (PSB) teve grande influência no resultado das Eleições no que toca ao apoio de deputados que outrora não apresentavam disposição em votar em Ana Arrais.
Com Informações do Cearaagora
Continue Lendo...

CANDIDATO DA COLIGAÇÃO “ATANEIRA DO JEITO CERTO” PEDE APOIO POPULACIONAL NA DIVULGAÇÃO DO PLANO DE GOVERNO

0 comentários

A coligação “Altaneira do Jeito Certo realizou nesta noite de quarta-feira, 21 (vinte e um) de setembro o segundo arrastão antes do processo eleitoral do dia 02 (dois) de outubro.

O evento Teve início com a concentração no Ginásio Poliesportivo e desembocando na Rua Joaquim Soares da Silva. Fizeram parte, além da comunidade, várias lideranças políticas do município, dentre elas os Parlamentares Devaldo Nogueira (PSB), Deza Soares, Lélia de Oliveira e Flávio Correia, todos do PCdoB, além de Adevaldo Arrais, o Prefeito em Exercício, Raimundo Rodrigues da Mota e o candidato a vice Dedé Pio.

O Candidato a Prefeito, Delvamberto Soares, utilizou o discurso para discorrer sobre a sua intenção em colocar Altaneira no Rumo do Desenvolvimento e crescimento econômico e social. Ressaltado ainda o compromisso em tirar o município do atraso em que se encontra principalmente no que toca a geração de emprego e renda em relação a outros municípios, como Nova Olinda e Santana do Cariri. Na oportunidade, pediu a compreensão da comunidade no recebimento e repasse das suas propostas de governo.

Mais Fotos do Evento:



Obs - Foto: Heloisa
Continue Lendo...