8/30/2011

Altaneira: Professores da Rede Estadual Decidem em Reunião Retorno as Aulas

0 comentários

Os Professores da Rede Estadual de Ensino do Município de Altaneira, na Região do Cariri, decidiram na tarde de hoje, 30 de agosto, que irão retornar as aulas.

A reunião envolveu grande parte do quadros de professores nas condições de efetivos, probatórios, bem como também temporários, tanto os que aderiram ao movimento quanto os que optaram por não participar, além do núcleo gestor da Escola Santa Tereza.

Os profissionais envolvidos na greve chegaram a discorrer que o governador retirou a proposta que prejudicaria a carreira do professor e se comprometeu a, dentro de um prazo de 30 dias, apresentar uma nova proposta.


Durante esse prazo, a categoria voltará às atividades normais em "estado de alerta", enquanto aguarda novas negociações.

Continue Lendo...

Novo Atlas Deverá Acabar Com Dúvidas Sobre Limites Entre Municípios

0 comentários


Até dezembro de 2012, um novo Atlas de Divisas Georreferenciadas dos Municípios do Estado do Ceará deve estar concluído, pondo fim aos muitos problemas de divisas existentes, que atinge quase que a totalidade dos 184 municípios cearenses. É o que aborda o IPECE/Informe nº 16 – A Questão dos Limites Municipais no estado do Ceará, que vai ser lançado nesta terça-feira (30), às 14 horas, na sala de reuniões do Ipece, no edifício Seplag, 2º andar, no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no bairro Cambeba.

O Estado do Ceará, por meio do Ipece – órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) -, em convênio com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, com apoio técnico do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), vem investindo na elaboração do traçado legal dos limites municipais, no intuito de abordar objetivamente o pleno conhecimento do território a partir da consolidação dos limites municipais georreferenciados do Estado do Ceará.

De acordo com o professor Flávio Ataliba, diretor Geral do Ipece, o trabalho tem por objetivo apresentar uma abordagem sistemática acerca dos tipos de Leis definidoras dos limites municipais existentes no Ceará, bem como a metodologia utilizada atualmente para definir os pontos de limites, com destaque na proposição que se encontra em andamento, do Atlas de Consolidação das Divisas Intermunicipais do Ceará.

Ele observa que, diante de uma legislação desatualizada, onde as fronteiras, a descrição dos pontos de limites e a demarcação da divisa, em termos de representação cartográfica, não correspondem à realidade do espaço atual, dificulta a gestão pública. E isso – frisa - gera dúvidas, inclusive, para o cidadão  quando precisa recorrer às instituições/serviços públicos por seus direitos plenos de cidadania.

Fonte: ceara.gov.br
Continue Lendo...

Abertas inscrições para Processo Seletivo do IBGE

0 comentários


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou edital para realização de mais um Processo Seletivo Simplificado, desta vez com o objetivo de preencher 4.250 vagas na função de Agente de Pesquisas e Mapeamento. O grande volume de pessoas a serem contratadas se deve, em parte, à necessidade que tem o órgão de manter um quadro de servidores temporários à alturas das demandas de mão-de-obra necessária para captar informações dentro do país. Assim, as vagas foram distribuídas em 26 Estados da Federação e mais o Distrito Federal, como se pode conferir no quadro de vagas disposto no Edital regulatório.
Com Informações do IBGE

Continue Lendo...

Profissionais do Ensino da Rede Estadual Decidem Continuar com a Greve

0 comentários


" Em assembleia realizada na tarde de ontem, no Ginásio Aécio de Borba, no bairro Benfica, os professores da rede estadual de ensino decidiram dar continuidade à greve, mesmo com a determinação judicial para que a categoria volte às salas de aula. O encontro contou com a presença de profissionais de 60 municípios cearenses e foi realizado com o objetivo de avaliar a proposta do governador Cid Gomes, de só negociar com a suspensão da greve.

Conforme a liminar do desembargador Emanuel Leite Albuquerque, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, os professores devem retornar às atividades, sob pena de multa no valor de R$ 10 mil por dia em caso de descumprimento.

O advogado do Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc), Fabiano Lima, afirma que a presidência da organização ainda não foi notificada sobre a determinação judicial, mas promete recorrer da decisão assim que for citada. Para ele, o governador não provou os fatos que alegou no processo, como a não comprovação de que 1/3 dos professores do Estado haviam aderido a greve e que a paralisação não havia sido comunicada aos pais dos alunos.

"Quando formos citados, vamos provar que comunicamos a toda a sociedade que os professores iriam entrar em greve. A liminar sobre a suspensão da paralisação foi concedida sem nós termos a oportunidade de defesa", declara Fabiano Lima.

Apoio

Além dos professores, vários alunos participaram da manifestação. A estudante Ingrid Monteiro, 15, da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, por exemplo, apoia a greve e diz que, na escola em que estuda, as aulas continuam para os alunos do terceiro ano. "O ritmo não é o mesmo, mas é uma forma de tentar preparar os estudantes para o Enem", comenta.

Uma outra assembleia deve acontecer na próxima sexta-feira, às 15 horas, novamente no Ginásio Aécio de Borba."

Fonte: Blog Falação

Continue Lendo...

8/29/2011

Novo Atlas Deverá Acabar Com Dúvidas Sobre Limites Entre Municípios

0 comentários


Continue Lendo...

Nota de Esclarecimento sobre o PL que Obriga Agentes Públicos a Matricularem Seus Filhos em Escola Pública

0 comentários


Por José Nicolau

Nos últimos anos um dos grandes debates vem se afirmando no seio da sociedade Brasileira, a qualidade do ensino.

Crescemos e ouvimos sempre aquela assertiva de que a qualidade do ensino, ou melhor, buscar meios para melhorar essa qualidade é fundamental para termos um país mais desenvolvido e com perspectiva de futuro. 
Os investimentos proporcionados pelo governo federal nesse âmbito foram, não sem razão, bastante proveitosos, citemos aqui, a principal ferramenta o ENEM e, por conseguinte, seus desdobramentos: PROUNI e SISU, por meio dos quais milhares de jovens adentram em Universidades e Institutos Federais.

No entanto, é sabido que muitos jovens ficam pelo caminho. E, as desculpas são as mesmas. As escolas públicas não oferecem um ensino de qualidade. Não tem estrutura física, não oferecem bons salários, dentre outras. Por outro lado, a instituição de caráter particular possui os requisitos que a levam a uma “excelência de ensino”. Será mesmo?
Outrora fomos testemunhas e, inclusive foi veiculado constantemente na imprensa de um discurso instigante de uma Professora alusivos aos principais entraves educacionais. A Falta de bons salários para a classe foi elencado como um dos.

Agora, de forma mais específica no nosso espaço social, Altaneira, o assunto voltou a toda prova quando o Parlamentar Flávio Correia (PCdoB) apresentou em Plenário no dia 14 de junho um Projeto de Lei que obriga os políticos partidários a matricularem seus filhos somente em instituições de ensino de caráter pública. Um dos objetivos e fazer com os “representantes do povo” ao terem seus entes matriculados na rede de ensino pública possam encarar o problema da “má qualidade” do ensino de frente.

È preciso ressaltar que um Projeto dessa natureza permite que abracemos a causa e reflitamos sobre os reais caminhos de se chegar a discutir de fato esse problema. O Projeto abre um leque de discussões sobre como enfrentar o Problema do ensino nas escolas públicas no Brasil e, claro, em Altaneira. Permite ainda que paremos e reflitamos sobre teor do Projeto.

Sabemos que a Educação é um dos alicerces para o desenvolvimento do país e, de forma específica, para nossa Altaneira. Ainda assim, creio que o caminho não é bem esse. Sabe-se que um Projeto dessa natureza interfere plenamente num dos princípios fundamentais dos seres humanos: A Liberdade de Escolha. Ainda assim, o mesmo projeto permite que se abra um leque de discussões no que toca a Educação. 
 
Permite acima de tudo que paremos e reflitamos a respeito do desenvolvimento e melhoramento da Educação. Nesse sentido, nos perguntamos: O que a Escola Particular tem que a Pública não Tem? Estrutura física, Bons Professores e bons alunos? Não. Deforma nenhuma. Não devemos nos apoiar nesses argumentos e afirmar que a Escola Pública não oferece um ensino de qualidade. Tal assertiva é descabida. Ah, Escola Particular oferece bons salários. E dai, isso não justifica por completo.
 
Nesse sentido, obrigando os agentes públicos a matricularem seus filhos somente em Escola Pública, talvez não seja o caminho mais acertado.
 
Precisamos sim, abrir uma discussão séria. Termos posicionamentos sobre isso e gritarmos: Ei Gestores precisamos investir seriamente nas Escolas Públicas.
Precisamos sim, mudarmos de mentalidade, participarmos mais ativamente dos rumos de nossa cidade.
 
Por tanto, esse Projeto abre um leque de discussões sobre o desenvolvimento e melhoramento da Educação. Investir pesado nas Escolas Públicas é, não sem razão, a saída mais acertada.
Continue Lendo...

0 comentários

Continue Lendo...

Altaneira: Vereador Flávio Correia Cobra a Votação do Seu Projeto Polêmico

1 comentários

Vereador Flávio Correia (PCdoB)    
O Projeto de Lei Nº. 006/2011 que faz alusão a Obrigatoriedade dos Agentes Públicos matricularem seus filhos e demais dependentes somente emEscolas Públicas de autoria do Vereador Flávio Correia (PCdoB)foi apresentado na sessão do dia 14 junho, recebeu parecer favorável à aprovação no dia 20 da Comissão Permanente da Casa e estava previsto para ser colocado na sessão do dia 21 sua votação.

No entanto, isso acabou não acontecendo em virtude da Vereadora Lélia de Oliveira (PCdoB) ter pedido vista. Pedido esse compartilhado pelo Parlamentar José Fernandes (PSDB).  Na ocasião a Vereadora Lélia, inclusive, alegou que este projeto é muito polêmico e merece ser melhor analisado. 

Desde então, houve duas sessões antes do recesso, na volta já foram registradas quatro (04) reuniões e o Projeto não mais foi tocado. Na última sessão, realizada no dia 26 de agosto, o Autor do Projeto cobrou dos demais parlamentares a volta para o plenário do Projeto e por conseguinte, sua votação.  “Quem pediu vistas que apresente justificativas, não importando se vai ser ou não aprovado”, complementou Flávio Correia.

Nunca é demais lembrar que este é um projeto muito interessante por que estimula o debate entorno de um dos principais alicerces do desenvolvimento do Brasil, do Estado e de forma mais específica, do Município de Altaneira que é, não sem razão, a Educação. Polêmico por que mexe com questões constitucionais no que toca a liberdade de escolha.

E você, o que acha desse Projeto de Lei? Deve ser aprovado ou não? Pense, participe do Processo Político de sua cidade. Seja um cidadão que procura conhecer e debater as ações que envolvem o seu o seu dia -a - dia e que interferem na sua vida.  Seja um sujeito ativo na tarefa de construção de uma sociedade mais humana e mais igualitária. Participe de forma efetiva da vida política do seu município e ajude a construir um espaço justo e solidário.

Fonte: Poder Legislativo de Altaneira

Continue Lendo...

Professores da Rede Estadual Definem Hoje Continuação ou não Greve

0 comentários

Foto:  Retirada do Blog Falação


Os Profissionais da Rede Estadual de Ensino em Estado de Greve desde o último dia cinco (05) do mês corrente definem hoje, 29 de Agosto, a continuação ou não da Greve.

A Presente decisão ocorre em virtude de uma Assembléia Geral as 15h00 no Ginásio Aécio de Borba.
Mensagem do presidente à categoria!
Estamos mais uma vez em um momento de decisão tática para continuar a nossa luta em defesa da escola pública de qualidade com dignidade para quem dela precisa, estuda ou trabalha. Portanto, é necessário que alguns elementos sejam expostos de forma clara e objetiva para análise sensata e centrada exclusivamente nos interesses da categoria, estudantes e pais sepultando interesses de outras matizes.
Não podemos fazer ilações, observações, análises e críticas sem a perspectiva histórica e conjuntural dos fatos que circundam nossa CAMINHADA.
ESCLARECIMENTOS

SOBRE O ENCONTRO DO COMANDO DE GREVE COM O GOVERNADOR CID GOMES
  • Foi informado ao final de nossa manifestação maravilhosa do dia 25 Quinta Feira na Assembleia Legislativa e comunicada de imediato aos professores que estavam na Comissão de interlocução com o Presidente da Assembleia Legislativa e parlamentares.
  • Imediatamente como em todo o processo foi convocado o COMANDO DE GREVE COMPOSTO DE REPRESENTANTES DE BASE ZONAIS, BASE METROPOLITANA, DIREÇÃO DO SINDICATO APEOC.
Na reunião do COMANDO (RESPONSABILIDADE DE TODOS) foi discutida e aprovada por unaminidade a ida da Comissão de negociação de GREVE composta de 4 representantes da direção do Sindicato APEOC e 4 representantes de base eleitos democraticamente pelo voto dos membros do COMANDO DE GREVE.
Após analisar a importância do encontro o COMANDO DE GREVE deliberou que na reunião com o Governador CID GOMES fossem apresentadas as seguintes condições para a possibildade de retomada das negociações a serem analisadas pela Assembleia Geral da Categoria:

Exigências do Comando e respostas do Governador
  1. A BASE DE RETOMADA DAS NEGOCIAÇÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PISO E REPERCUSÃO NA CARREIRA ESTARIAM CONDICIONADAS AO ANIQUILAMENTO E FIM TOTAL DA TABELA MALDITA QUE DESTRUIA NOSSA CARREIRA E O RETORNO DO DEBATE SOBRE AS BASES DA LEI 12.066(ATUAL PLANO) E DA LEI 11.738 (PISO NACIONAL)
  2. APLICAÇÃO DE 1/3 DA CARGA HORÁRIA PARA PLANEJAMENTO CONFORME VITÓRIA NA LUTA E NO STF;
  3. AMPLIAÇÃO DA COMISSÃO OFICIAL DE NEGOCIAÇÃO DE 4 PARA 8 MEMBROS PARA PARTICIPAÇÃO DE REPRESENTANTES DE BASE;
  4. REDUÇÃO DO PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS DE 90 DIAS PROPOSTO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA EM ATÉ 30 DIAS;
  5. ACESSO AOS NÚMEROS DO ORÇAMENTO DA EDUCAÇÃO E A FOLHA DE PAGAMENTO DA EDUCAÇÃO;
  6. REGISTRO EM ATA DA REUNIÃO COM APORTE DE ASSINATURAS E POSTERIOR REGISTRO NO MP;
  7. NÃO ENVIO DE NENHUMA PROPOSTA ENQUANTO NÃO HOUVER CONSENSO;
  8. ASSINATURA DE UM TERMO DE AJUSTE DE CONDUTA NO MP DOS PONTOS ACORDADOS.
RESPOSTA DO GOVERNADOR
  • Comprometeu com todos os pontos, inclusive com 1/3 de planejamento de forma escalonada para ser discutido e proposto pela Comissão Paritária de negociação que poderá ser recomposta e ampliada.
  • Em contrapartida solicitou a suspensão da GREVE para INÍCIO DA RENEGOCIAÇÃO.
Após o encontro a Direção do Sindicato APEOC convocou reunião do Comando de Greve no dia seguinte sexta 26 que discutiu o resultado do encontro e não deliberou sobre a tática para levar para a Assembleia devido a posições diferenciadas em relação à continuidade da LUTA com SUSPENSÃO DA GREVE COM ESTADO DE GREVE DECLARADO E ASSEMBLEIA MARCADA COM AGENDA DE MOBILIZAÇÕES E OUTRA POSIÇÃO DE CONTINUIDADE DE GREVE COM APROFUNDAMENTO DAS MOBILIZAÇÕES.
O pedido de ilegalidade da GREVE foi público e discutido como mais um elemento para avaliações da categoria.


Fonte: Sindicato APEOC
Continue Lendo...

8/28/2011

Novos Rumos na Greve dos Profissionais do Ensino: Para ou não?

0 comentários



Nota do Sindicato APEOC -


" Todos à Assembleia Geral "



" A direção do Sindicato APEOC conclama a categoria de trabalhadores/as da rede estadual de ensino do Ceará a se fazerem presentes na Assembleia Geral da próxima segunda-feira, dia 29 de agosto, às 15h, no Ginásio Aécio de Borba, onde iremos deliberar democraticamente os próximos rumos da nossa luta.

A greve é vitoriosa e fez o governador Cid Gomes recuar e nos propor uma trégua, a mesma é de conhecimento público constando em ata da audiência acontecida entre uma comissão do Comando de Greve com o governador e alguns parlamentares. Neste sentido, ficamos com duas opções: a suspensão ou a continuidade da nossa vitoriosa greve.

Ressalte-se que o respeito às instâncias e a Democracia tem sido a marca expressiva desta greve, fato demonstrado em nossas Assembleias, atos públicos, site e nas reuniões do Comando de Greve.

Nesse sentido, é importante informar que o registro da audiência com o Governador em ata foi deliberação do Comando de Greve que, além de escolher os membros que participaram da audiência no Ministério Público e com o Governador, definiram os pontos dos quais a categoria não abriria mão:

1.Que o Governo não só deixasse de enviar a maldita tabela à Assembleia Legislativa, mas que a retirasse definitivamente da mesa de negociação;

2.Ampliação da comissão de negociação para 08 membros, incluindo 04 representantes de base;

3.Na hipótese de a categoria definir pela suspensão da greve, o prazo para apresentação de propostas não fosse de 90 dias, e sim de 30 dias e comprometimento do Governo com a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta - TAC;

4.Não abrir mão da reserva de 1/3 da jornada para horas atividades, fato até então desconsiderado pelo Governador nas audiências;

Ademais, a força do movimento impôs ao Governo o recebimento da categoria em greve por diversas vezes, como definiu o Comando de Greve do Sindicato-APEOC, tendo isso ocorrido por duas vezes no Ministério Público, com a Secretária de Educação, com o Governador em Camocim, Pelo Chefe de Gabinete, Ivo Gomes e por último na audiência do dia 25 de agosto, com o Governador no Palácio da Abolição.

Para obtenção do êxito em nossa luta, o Sindicato-APEOC não tem poupado esforços no cumprimento de seu papel, seja garantindo a estrutura da Greve, inclusive com anúncio no rádio e televisão, reforçando o interior com comandos de greve itinerantes e respeitando as decisões dos professores nos zonais em Fortaleza e nas cidades e Regiões do interior do Ceará.

Diante do exposto, é importantíssimo destacar, para que fique claro ao conjunto da nossa categoria, que este sindicato acatará qualquer que seja o resultado da nossa Assembleia e não medirá esforços para a continuação da mobilização, independente do resultado da deliberação da categoria. E fazemos um apelo para que também seja a posição da parte da categoria que não tiver sua proposta aceita pela maioria, afinal, a nossa luta está sendo vitoriosa principalmente por nossa união, e não podemos nos desunir agora, pois enfraquecidos será mais difícil obtermos êxito em nossas reivindicações."
Democracia, Responsabilidade e Luta!


Direção do Sindicato APEOC.

Com Informações do Blog Falação
Continue Lendo...

8/27/2011

Altaneira: Novos Desdobramentos na Greve dos Profissionais do Ensino

1 comentários



Completa hoje, 27 de agosto, vinte e dois dias que os Professores da rede estadual entraram em greve em prol da aplicação do piso na atual carreira do magistério beneficiando todos os professores e, claro, do respeito para com a categoria.

O Movimento de paralisação das aulas está se dando em todo o Estado e, até o momento não se tem previsão de quando as aulas irão retornar. Desde o dia 05 quando foi deflagrada o início da greve até o presente instante, foram realizados diversos movimentos e reuniões com alunos e pais para os esclarecimentos do adentrar a Greve no município de Altaneira. Sendo assim, em uma reunião ontem à tarde, 25, os professores do Município supracitado, efetivos e temporários envolvidos no Movimento decidiram continuar com a paralisação e pedem a compreensão dos pais e também dos alunos até que a situação se resolva.

Antes disso, porém, já havia tido uma reunião com os professores temporários envolvidos no movimento, bem como também com os que decidiram cumprir o horário na Escola com Diretora Merenildes. A mesma ressaltou que todos os diretores haviam se reunido com a Secretária de Educação do Estado e que o objetivo era fazer com que os temporários envolvidos no processo repensassem a situação, voltando a dar aulas. Disse ainda que de forma alguma estava pressionando os profissionais para o retorno.

Diante do cenário os docentes afirmaram que não poderiam tomar nenhuma decisão sem dialogar com os em caráter efetivo.

Vale registrar que o Governador do Estado, Cid Gomes (PSB) por intermédio do Deputado Ivo Gomes recebeu a Comissão de Negociação do Sindicato-APEOC e representantes do Comando de Greve dos professores da Rede Estadual de Ensino na última quarta-feira, 24. Mas não chegaram a um acordo.

Continue Lendo...

8/25/2011

Governo Do Estado Recebe Classe dos Professores, mas a Greve Continua

0 comentários



A comissão de negociação do Sindicato-APEOC e representantes do Comando de Greve dos professores da Rede Estadual de Ensino foi recebida, ontem, 24 de agosto, às 18 horas, em Audiência pelo governo do Estado por meio do Deputado Ivo Gomes, Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Roberto Cláudio, Líder do Governo na Assembleia Legislativa, Deputado Antonio Carlos.

Na avaliação do Comando de Greve do Sindicato-APEOC a audiência é resultado da força da Greve dos Professores em todo o Estado do Ceará e fruto de várias injunções da categoria junto ao governo.

O presidente do Sindicato-APEOC fez breve histórico dos fatos que culminaram na Greve, principalmente da Proposta apresentada pelo governo que causava grande prejuízo à carreira, registrando com clareza que a proposta apresentada é tão ruim que não cabe remendos e que a proposta da categoria é a aplicação do piso na atual carreira do magistério repercutindo em todas as referências salariais.

O Deputado Ivo Gomes informou que a posição do governo é de não negociar em greve e disse que a Greve foi precipitada e fez apelo de retorno às aulas a greve e defendeu a evolução funcional pelo desempenho como princípio inarredável.

Os membros do Comando de Greve dos professores do Estado disseram que o apelo do Deputado não surtia eco na categoria tendo em vista que apesar da Educação do Ceará ser a melhor do Nordeste no IDEB os professores recebem o 5º pior salário do país e que a negociação direta com o Governador de aplicação do piso na atual carreira com descompressão seria o caminho para o retorno às aulas.

Foi dito ainda pelos representantes do Comando de Greve que é lamentável a postura do Governo em não respeitar o direito constitucional fundamental à greve e que a categoria estava firme na greve em todo Estado em defesa do piso e da carreira.
A direção do Sindicato-APEOC informa que a Greve continua firme e forte,  é dizer, a Greve é legal e temos que continuar fortalecendo o movimento pela reabertura do canal de negociação e aplicação do piso na atual carreira do magistério beneficiando todos os professores.


Com Informações da APEOC

Continue Lendo...

Piso Nacional é Considerado Constitucional pelo STF

0 comentários


        Foto Retirada do Blog Falação

O Diário da Justiça eletrônico do Supremo Tribunal Federal publicou nesta quarta-feira (24) o acórdão do julgamento da Corte na Ação Direta de Insconstitucionalidade (ADI) 4167, que considerou constitucional a Lei que instituiu o piso nacional dos professores de ensino básico das escolas públicas brasileiras.

A Lei do Piso foi sancionada em 2008 e determinou que nenhum professor da rede pública com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais pode ganhar menos de R$ 950 por mês.
Com a correção, o valor do piso este ano passou para R$ 1.187. Quando a lei foi aprovada, cinco governadores entraram no STF questionando a constitucionalidade do piso nacional.


Para a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), “a decisão do STF, tão aguardada por milhões de trabalhadores em educação, torna incontestável qualquer opinião que desafie a constitucionalidade e a aplicação imediata da lei”.
Alguns governos estaduais e prefeituras estavam aguardando a publicação do acórdão para se adequar à legislação.

Com Informações do Cearaagora

Continue Lendo...

“EDUCAÇÃO É A PRIORIDADADE DA PRIORIDADE”, DIZ DILMA ROUSSEFF

0 comentários



Em uma Entrevista para a Agência do Brasil a Presidenta Dilma Rousseff (PT) fez discurso em favor da prioridade da Educação, Confira:
Brasília –

" A educação é a prioridade das prioridades no eventual governo da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff (Foto). Em entrevista à Agência Brasil, ela disse que “nem agora, e nem no futuro, é possível imaginar um Brasil realmente desenvolvido se a prioridade das prioridades não for a educação”. Dilma também falou sobre saúde, destacando que a principal tarefa será a de construir a estrutura definitiva do Sistema Único de Saúde (SUS), observando os princípios de “universalização, equidade e melhoria na qualidade”. A candidata ressaltou ainda suas propostas para as áreas de segurança, meio ambiente e transportes.


Agência Brasil – Por que a senhora quer ser presidente da República?

Dilma Rousseff - Para o Brasil seguir mudando. Meu sonho de Brasil é o mesmo sonho que embalou o atual governo: um país para 190 milhões de brasileiros, e não para poucos. Tiramos 24 milhões de brasileiros da miséria e elevamos 31 milhões de pessoas para a classe média. Queremos um país de classe média, com a pobreza erradicada, crescimento elevado e oportunidades para todos. Um país que ingresse em definitivo no clube das nações desenvolvidas.


ABr – Quais as demandas da sociedade a que a senhora dará tratamento prioritário em seu governo?

Dilma - A educação, a saúde e a segurança pública serão prioridades. Mas nem agora, nem no futuro, é possível imaginar um Brasil realmente desenvolvido se a prioridade das prioridades não for a educação. Vamos começar com a atenção à criação e aos investimentos em creches. Vamos chegar em 2014 com as crianças atendidas por creches de qualidade. Vamos expandir o ProUni e valorizar os professores. Vamos criar escolas técnicas e torná-las cada vez mais modernas e eficientes. Além da educação de qualidade, nos próximos dez anos o Brasil precisa universalizar serviços básicos, como o saneamento, reduzir ainda mais o déficit habitacional e eliminar a pobreza extrema.

ABr – Que medidas a senhora pretende adotar para erradicar o analfabetismo e melhorar a qualidade do ensino médio e universitário?

Dilma - Vamos dar atenção a uma visão integrada da educação – da creche à pós-graduação. Não imagino que seja possível educação de qualidade sem professor bem pago e com uma formação continuada garantida. Vamos construir escolas técnicas federais em municípios com mais de 50 mil habitantes e em cidades polos. Faremos ainda uma ampla estrutura de banda larga de fácil acesso e baixo custo. Também vamos investir na qualificação do ensino universitário, com ênfase na pós-graduação para formar pesquisadores e tornar muitas de nossas universidades, centros de excelência. Implantarei o ProMédio, para ampliar a oferta de ensino médio integrado ao profissionalizante, essencial para que nossos jovens obtenham, ao final do ensino médio, emprego de qualidade. Vou manter o Enem e ampliar o ProUni.


ABr – O que o seu governo poderá fazer para que o pagamento do PISO se torne uma realidade no Brasil?

Dilma - Nossa meta é garantir remuneração digna, progressão salarial, melhores condições de trabalho dos educadores e formação dos profissionais da educação. Uma vez definido o piso nacional para o magistério, a lei tem de ser cumprida. Contamos com a Justiça e com o diálogo com governadores e prefeitos. É fundamental uma redefinição das prioridades do gasto público de cada Estado e cada município para que isso se torne realidade.

Veja a Matéria na integra no Blog Falação
Continue Lendo...

8/23/2011

“FRASE ATRIBUIDA A CID CAUSA POLÊMICA COM PROFESSORES”

1 comentários



“Na véspera de encontro que representa uma tentativa de retomada das negociações entre Governo do Estado e docentes em greve, o assunto que dominou a assembléia geral da categoria ontem foi o discurso atribuído ao governador Cid Gomes (PSB), durante um evento sobre experiências com ensino profissionalizante, na cidade de Natal.

“ Quem quer dar aula faz isso por gosto e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado. Eles pagam mais? Não. O corporativismo é uma praga”, teria dito Cid, durante visita ao Rio Grande do Norte, há duas semanas. A declaração foi veiculada por sites do estado vizinho. A declaração ganhou as redes sociais e repercutiu entre os docentes, durante o evento, no Ginásio Paulo Sarasate.

O encontro foi respaldado pelo apoio dos mais prejudicados com a greve: os estudantes. “A causa é nobre. Por isso os alunos estão apoiando a greve”, afirmou Rodolfo Paz, 19 anos, que integra o Grêmio Estudantil da Escola Profissionalizante Joaquim Nogueira. Segundo ele, por iniciativa própria, alunos de 18 escolas profissionalizantes de Fortaleza estão apoiam a greve.

Na ocasião, por unanimidade, professores que atuam em Fortaleza, além de representantes de vários municípios do Interior, votaram pela continuidade da greve. Segundo o presidente Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc), Anízio Melo, a paralisação completa hoje 18 dias, atinge 676 escolas, fazendo com que 24 mil professores cruzem os braços, deixando 600 mil alunos sem aula.

“A greve se transformou em um movimento com o apoio dos estudantes e pais. Esperamos que o governador possa reabrir o processo de negociações e discutir a implantação do piso salarial, que repercuta na carreira”, disse Anízio.

A assessoria de comunicação do Governo informou que, durante o evento, o governador estava acompanhado da secretária da Educação, Izolda Cela, e que somente ela poderia confirmar se Cid, realmente, teria feito tais afirmações. Contudo, a assessoria de comunicação da Seduc informou que Izolda estaria incomunicável, no município de Camocim, onde participaria da inauguração de uma escola.


Apoio Radical

Integrante do Instituto Crítica Radical, a ex-vereadora de Fortaleza e professora Rosa da Fonseca, compareceu ao evento, com o objetivo de “apoiar e fortalecer o movimento”. Rosa aproveitou para criticar as supostas declarações de Cid, afirmando que ele foi “extremamente infeliz”.

Também esteve presente foi o vereador João Alfredo (Psol), que considerou o fato um desrespeito com os professores, “uma atitude arrogante com aqueles responsáveis pelo ensino do povo que ele governa”.


O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


As supostas declarações do governador Cid Gomes teriam sido proferidas durante discurso, na cidade de Natal, do qual participou, compartilhando experiências do Estado sobre educação profissionalizante."

Confira a notícia na íntegra no Blog Falação
Continue Lendo...

8/22/2011

ALTANEIRA: JUVENTUS QUEBRA A HEGEMONIA DO NICE E CONQUISTA O VIII CAMPEONATO DE FUTSAL

2 comentários



Foram realizados neste sábado, 20 de agosto, no Ginásio Poliesportivo, os jogos que construíram os quatro primeiros lugares da oitava edição do Campeonato de Futsal do Município de Altaneira.

Jogo Feminino:

Na preliminar as meninas do Município supracitado, The Plays enfrentaram as representantes do Distrito do Amaro. Estas, por sua vez, não tomaram nenhum conhecimento do adversário e sapecaram uma senhora goleada de 14 x 0.

Disputa do Terceiro Lugar:

As equipes que ficaram fora da disputa pelo título, a saber, Altash e Amaro fizeram um jogo muito movimentado e equilibrado até o final. Quando todos pensavam que o terceiro lugar iria ser disputado nos penaltys, a equipe do Amaro em um bate – rebate na área, nos últimos segundos, conseguiu fazer o gol que lhe permitiu tal colocação, vindo a vencer por 5 x 4.

Quebra da Hegemonia:

Mas o jogo mais esperado da noite era, não sem razão, entre Juventus e Nice. As duas equipes estavam reeditando a final polêmica de dois anos atrás vencida pelo Nice.

Apesar de não ser o primeiro confronto nestas circunstancias, ambas as equipes entraram nervosas, permitindo assim que os seus etilos ou padrões de jogos ficassem descaracterizados.

Ainda assim, fizeram um jogo com todos os requisitos e ingredientes, digno de uma grande final. Com confusões entre os atletas, reclamações à arbitragem e, claro, com lances, dribles e gols, muitos gols, seis no total.

A Juventus voltou para o segundo tempo com o placar a seu favor, Afinal, Kleber foi o dono do chutaço que talvez desse a equipe a tranquilidade na etapa final. Só talvez, porque logo no reinício da partida, Júnior empatou para o Nice. No entanto a Juventus foi mais eficiente e construiu mais três gols. O Nice ainda descontou no final, mas já era tarde.

Com a vitória por 4 x 2 a Juventus conquistou o VIII Campeonato de Futsal e quebrou a hegemonia de alguns anos do seus adversário.

Posteriormente ao apito final a molecada da Juventus soltou o grito que estava preso já algum tempo: “È Campeão, é campeão, é campeão...”.
Continue Lendo...

8/21/2011

IBGE disponibiliza 4.250 vagas para Agente de Pesquisas e Mapeamento

0 comentários



A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), torna pública a abertura das inscrições e estabelece normas relativas à realização de Processo Seletivo Simplificado mediante Contrato com a CONSULPLAN.
O Processo Seletivo Simplificado é destinado a selecionar 4.250 candidatos para contratação temporária na função de Agente de Pesquisas e Mapeamento, nos 26 Estados e no Distrito Federal para a realização de pesquisas econômicas e sociodemográficas.
Como pré-requisito de escolaridade para a função de Agente de Pesquisas e Mapeamento (que deverá ser comprovado à época da contratação) é exigido que o candidato tenha concluído o Ensino Médio (antigo 2º grau).
A retribuição mensal a ser paga ao Agente de Pesquisas e Mapeamento é de R$ 850,00. O contratado fará jus ao Auxílio-Alimentação e ao Auxílio-Transporte, assim como a férias e ao 13º salário. A jornada de trabalho será de 40h semanais, sendo 8h diárias.
Os serviços serão prestados pelo prazo máximo de 24 meses. Os contratos terão vigência de 30 dias, podendo ser sucessivamente prorrogados por apostilamento, por igual período, estritamente de acordo com a necessidade do trabalho e/ou disponibilidade de recursos orçamentários.
Das Inscrições:
  • As inscrições serão efetuadas no período entre 0h do dia 29 de agosto de 2011 até às 23h59min do dia 19 de setembro de 2011, observado o horário oficial de Brasília, através do endereço eletrônico www.consulplan.net ou através do Posto de Inscrição Informatizado nos municípios onde houver vagas, exceto sábados, domingos e feriados, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h. A lista contendo o endereço dos Postos de Inscrição informatizados será divulgada a partir de 10 de agosto de 2011 no endereço eletrônico da CONSULPLAN e em jornais de circulação nacional e/ou estadual e/ou local.
No ato da inscrição, o candidato deverá manifestar sua opção do município onde deseja trabalhar, ficando a ele vinculado durante toda a participação no processo seletivo, inclusive quanto à realização das provas no polo correspondente.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00, sendo obrigatoriamente o mesmo em todo o território nacional, pago através da Guia de Recolhimento da União - GRU.
Da Confirmação da Inscrição:
As informações referentes à data, ao horário e ao local de realização das provas, estarão disponíveis, a partir do dia 14 de outubro de 2011, no endereço eletrônico, devendo o candidato efetuar a consulta e/ou impressão destas informações, independentemente da inscrição ter sido realizada no Posto de Inscrição informatizado ou via Internet. São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização da prova e o comparecimento no horário determinado. As informações também poderão ser obtidas através da Central de Atendimento da CONSULPLAN, pelo telefone 0800 283 4628, das 9h às 17h, horário de Brasília, ou pelo e-mail pss.ibge@consulplan.com, impreterivelmente, no período de 14 a 28 de outubro de 2011.
Das Provas:
  • As provas serão compostas de questões do tipo múltipla escolha. Os candidatos realizarão as provas nos municípios designados como polos de provas daqueles que optaram por concorrer às vagas, com data inicialmente prevista para 30 de outubro de 2011, com duração de 4h, das 13h às 17h (considerando-se o horário de Brasília).
  • Não é necessária a apresentação do Cartão de Confirmação de Inscrição - CCI no dia da realização das provas, bastando o candidato comparecer ao local designado, com antecedência de 60 minutos do horário previsto para o início das provas, munido de caneta esferográfica de tinta indelével azul ou preta e de documento oficial e original de identidade, contendo fotografia e assinatura.
Após a divulgação dos resultados finais, todas as informações relativas ao Processo Seletivo Simplificado deverão ser obtidas junto ao IBGE.
O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado será de 2 anos, contados a partir da data da divulgação dos resultados finais.

Com Informações do PCI Concursos

Continue Lendo...

8/20/2011

Acontece Hoje a Grande Final do Campeonato de Futsal de Altaneira

0 comentários



O Município de Altaneira, na Região do Cariri, realizará no dia hoje, 20 de agosto, a grande final da oitava edição do Campeonato de Futsal.

O Jogo envolverá as equipes da Juventus que bateu o Amaro nos Penaltys no último final de semana e, o Nice que venceu sem nenhum problema o Altash.

È importante registrar que antes desta partida as equipes que ficaram fora da disputa do título irão se enfrentar para defender o terceiro lugar.

De acordo com Humberto, chefe do Departamento de Esporte, está previsto para ocorrer, a exemplo do último sábado, uma preliminar envolvendo as Meninas da Sede (Altaneira) e as do Distrito do Amaro.

Os jogos acontecerão no Ginásio Poliesportivo e terão início a partir das 18h00.
Continue Lendo...

8/19/2011

0 comentários

Continue Lendo...

ACEJI realiza VI Encontro Estadual de Radialistas e Jornalistas do Ceará em Cedro

0 comentários



O município de Cedro, na região centro sul do estado, estará se transformando na capital da imprensa com a realização do VI encontro estadual de radialistas jornalistas e blogueiros, onde na ocasião serão discutidos assuntos de interesses da categoria e da região que envolve todo o contexto de sua problemática.

O evento é promovido pela Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI) e Sindicato dos Correspondentes de Emissoras de Rádio, Jornal e Televisão do Ceará (SINCORCE), com o apoio da Prefeitura Municipal de Cedro.

O tema principal do encontro serão as discussões com as participações de palestras a serem proferidas pelos secretários estaduais, Camilo Santana (das Cidades), coronel José Bezerra (Segurança Pública e Defesa da Cidadania), Arruda Bastos (Saúde), Izolda Cela (Educação), além de outros temas que serão abordados por outras autoridades previamente convidadas.

O encontro acontece neste sábado (20), na Escola de Ensino Profissionalizante Francisca de Albuquerque Moura, em Cedro, a partir das 9 horas.

Conforme o presidente da ACEJI, jornalista João Ferreira, o encontro visa buscar o aperfeiçoamento cada vez mais dos profissionais de comunicação, bem como procurar proporcionar uma melhor qualificação para o bom desempenho de suas missões jornalísticas, além de promover a integração entre os profissionais dos diversos setores de Comunicação.

Durante o encontro, que terá como anfitrião o Prefeito Municipal João Viana de Araujo, serão homenageados com a comenda Jornalista Dutra de Oliveira, Personalidades da vida política do estado, Profissionais de Comunicação, autoridades Regionais, Empresários e Representações de Entidades de Classes.

Com Informações do Cearaagora
Continue Lendo...

TCM Realizará Encontros Regionais em Barbalha e Nova Olinda

0 comentários



O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) realizará Encontros Regionais nos dias 23 e 24 de agosto, em Nova Olinda, e dias 24 e 25, no município de Barbalha. Os eventos têm como público-alvo lideranças municipais, prefeitos, vereadores, gestores, servidores, conselheiros e sociedade civil.

Também participam dos encontros, Conselheiros, Procuradores e Auditores que fazem parte do TCM, além de representantes do Tribunal de Contas da União/Secretaria Executiva do Ceará, da Controladoria Geral da União/Regional Ceará e do Governo do Estado do Ceará/Escola de Gestão Pública.

Nova Olinda
Data: 23 e 24 de agosto
Hora: 08h às 12h e de 13h às 17h
Local: Teatro Violeta Arraes - Fundação Casa Grande
Municípios participantes: Aiuaba, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Arneiroz, Assaré, Campos Sales, Catarina, Potengi, Nova Olinda, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Várzea Alegre

Barbalha
Data: 24 e 25 de agosto
Hora: 08h às 12h e de 13h às 17h
Local: Cine Teatro Neroly Filgueiras
Municípios participantes: Abaiara, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Penaforte e Porteiras.

O Poder Legislativo de Altaneira participará deste importante evento com os Parlamentares, bem como também com Assessores no Município de Nova Olinda nos dias 23 e 24.

Com Informações do Cearaagora
Continue Lendo...

8/18/2011

CANDIDATOS A PREFEITOS E VICES DE ALTANEIRA SERÃO ESCOLHIDOS HOJE

0 comentários



Depois que o Tribunal Regional Eleitoral – TRE decidiu por marcar as eleições suplementares no Município de Altaneira para o dia 02 (dois) de outubro do corrente ano, as diversas Agremiações Políticas começaram uma corrida contra o tempo para decidirem quem irá concorrer nessa disputa eleitoral para assumirem os cargos de Prefeito e Vice.

Os Partidos que hoje fazem parte da base Administrativa do Município, de forma interina, é bom lembrar, Quais sejam PSB, PT, PMDB, PTB, PSL, PCdoB e o recém criado PRB já possuem seus Pré-candidatos. O Empresário Delvamberto À Prefeito e o Comerciante Dedé Pio À Vice. Porém os nomes devem ser oficializados na Convenção de hoje à noite, 18 de agosto, na SS Casa de Shows. Porem, o PMDB e o PTB não realizarão suas convenções. Isso se dá em virtude de não terem sido renovados seus órgãos diretivos no Município.

Já as Agremiações Políticas que hoje fazem parte da oposição, PSDB e DEM irão escolher os nomes para essa disputa eleitoral. A Convenção destas está marcada para as 14h00 no Ginásio Poliesportivo. Muito se especula sobre os possíveis nomes, mas até o momento nada de oficialização.

O Município de Altaneira está sendo governado de forma interina há mais de cinco meses desde que Antônio Dorival de Oliveira (Prefeito) e Francisco Fenelon Pereira (Vice) tiveram seus mandatos cassados por práticas de conduta vedadas nas eleições de 2008.
Continue Lendo...

8/17/2011

Altaneira: Tarde de Esclarecimentos no Plenário da Câmara

0 comentários

Pedro Ivan - Advogado que presta Assessoria Jurídica à Câmara


A sessão desta terça-feira, 16 de agosto, em Altaneira foi marcada por três Esclarecimentos.

O primeiro a utilizar o espaço foi o Advogado Pedro Ivan que representa a Empresa Couto Duarte e Lindberg Advogados Associados. Ao tomar a palavra o Adovado discursou por quase meia hora e chegou a enfatizar toda a sua trajetória na área a qual atua, direito administrativo e assessoria aos legislativos municipais. Ele disse ainda que a Empresa ao qual representa é formada por um corpo competente de Advogados.

O Presidente em Exercício afirmou que a empresa acima descrita foi contratada através de licitação e que não houve acréscimos nos valores pagos.

Ex-prefeito João Ivan

O Segundo a utilizar o Plenário foi o Ex-prefeito João Ivan Alcântara. Ele mencionou fatos relevantes no caso da dívida adquirida junto ao posto de gasolina no ano de 2004. Fato esse muito debatido pelos parlamentares. O Líder da Oposição, o Vereador Adeilton (PSDB) discorreu que a vinda do Ex-prefeito complementando os fatos outrora mencionados foi muito importante. Já Devaldo Nogueira (PSB) defendeu seu posicionamento dito anteriormente quanto ao pagamento da dívida. “Quem irá responder não é o Prefeito cassado, mas o de agora”, complementou ele.

Secretário Antônio Leite

Quem também utilizou o espaço foi Antônio Leite, Secretário de Infraestrutura. Ele rebateu as críticas direcionadas as obras já realizadas. “O que foi dito sobre as diferenças nos gastos entre as Administrações, esta e a anterior, não são verdadeiras”, disse . Antônio Leite também teceu críticas ao seu antecessor e acusou os Vereadores que não fazem parte da base administrativa de fazerem oposição com “sensacionalismo”.

O Líder da oposição afirmou que vir a Casa Legislativa e apresentar números sem licitação não adianta. Com isso ele reafirmou que “os gastos com as obras foi um assalto”, mesmo sabendo que “as estradas estão melhores, mas o valor não justifica”, completou.

Com Informações do Blog da Câmara


Continue Lendo...