7/31/2011

Vasco ganha tempo para negociar com Davi, do Coritiba

0 comentários

Foto: Meia Davi


O meia Davi foi infantilmente expulso da partida realizada na noite da última quarta-feira (27), quando o Coritiba foi derrotado em casa para o São Paulo pelo placar de 4x3. O meia fez dura falta em Juan e levou cartão amarelo no lance. Davi, indignado com a marcação, reclamou acintosamente com a arbitragem  e atirou a bola contra o chão. O árbitro da partida, Antônio de Carvalho Schneider (RJ) expulsou o atleta.

Segundo informações da repórter Nadja Mauad, Davi estaria negociando com o Vasco da Gama/RJ. Na partida de ontem, Davi completou a 6ª partida pelo Coritiba no campeonato. Se escalado na próxima rodada, Davi completaria a 7ª partida e não poderia mais atuar por nenhum clube da primeira divisão. Com a expulsão, o jogador e seu empresário acabaram ganhando mais uma semana para negociações.


Com Informações do netvasco.com.br
Continue Lendo...

7/30/2011

ALTANEIRA: CINCO CLUBES E DUAS VAGAS EM DISPUTA PELO CAMPEONATO DE FUTSAL

0 comentários


Restando apenas duas rodadas para o término da fase classificatória do VIII Campeonato de Futsal do Município de Altaneira, nada está decido.
Na última rodada Juventus e Nice garantiram matematicamente seus lugares na fase seminal. As duas equipes disputam agora quem ostentará o primeiro lugar. Desta feita duas vagas ainda está em disputa e o curioso é que cinco clubes possuem chances reais de consegui-la, a saber, Altash, São Romão, ARCA, Veteranos, Amaro e Serrano.
Com 15 pontos a situação mais tranqüila, mas não menos difícil, é a do Altash. Esta equipe precisa conquistar apenas um ponto dos seis em disputa. Já o São Romão necessita vencer uma das duas partidas que resta, mas teria que torcer por um tropeço das equipes que estão também na disputa. A ARCA por sua vez conseguirá a classificação se vencer as duas partidas e contar com um tropeço do próprio São Romão. A Situação dos Veteranos e Amaro é um pouco mais complicada. Além de vencer seus jogos terão que contar com uma grande combinação de resultados.
A oitava rodada tem início hoje (30) com três jogos, quais sejam: ARCA x Serrano, Master x Amaro, Veteranos x Altacity. No domingo (31) terá complementação com mais dois jogos: São Romão x Juventus e Nice x Altash.
Confira a classificação:
1ª. Juventus – 19 pontos
2ª. Nice – 18 pontos
3ª. Altash – 15 pontos
4ª. São Romão – 12 pontos
5ª. ARCA – 10 pontos
6ª. Amaro – 09 pontos
7ª. Veteranos – 09 pontos
8ª. Serrano – 06 pontos
9ª. Altacity – 04 pontos
10ª. Master  - 01 ponto
OBS: Os Clubes que estão com a cor laranja são os que estão classificados, os que aparecem em verde são os que momentaneamente estão classificados, os aparecem com a cor azul ainda possuem chances de classificação. Os em negrito apenas cumprirão tabela.
Continue Lendo...

7/29/2011

Educadores do Ensino Fundamental de Altaneira Receberão Reajuste de 16% no Piso Salarial

0 comentários


Foto: Lucena - Presidente do SINSEMA


A luta em prol do melhoramento do subsídio da classe de Professores do Ensino Fundamental do Município de Altaneira, localizado na Microregião Serrana de Caririaçu e, ou, na Região do Cariri tem virado nos últimos meses uma constante. Muito dos avanços nesse sentido tem sido conquistado pelo grande empenho que a Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira – SINSEMA, Maria Lúcia de Lucena vem tendo nesse embate, ao lado, claro, do esforço do Poder Executivo.

Segundo informações veiculadas no Blog de Altaneira a Secretária de Educação, Tereza Leite teria anunciado na tarde de ontem (28) que o Prefeito em Exercício Raimundo Rodrigues da Mota (Raimundim) Enviou ao Poder Lagislativo mensagem encaminhando Projeto de Lei alusivo ao reajuste salarial da classe acima referida equivalente a 16% (dezesseis por cento). Nunca é demais que o presente reajuste será retroativo ao mês de Fevereiro do corrente ano. Para a Secretária, tal decisão é compatível com a tomada pela Presidente Dilma Rousseff (PT) na qual concedeu 15,9% de reajuste no valor aluno para este ano no mês mencionado.

No entanto, é preciso dizer que a retroatividade ainda não era a esperada pela Presidente do SINSEMA. Maria Lúcia de Lucena chegou a enfatizar várias vezes que o ideal seria que o reajuste fosse retroativo ao mês de Janeiro do corrente ano.

O Projeto de Lei que deverá ser aprovado na segunda semana de agosto prevê também uma premiação aos professores do 2º. Ano como incentivo pelos resultados dos indicadores educacionais das avaliações externas, que concedem aos municípios a premiação de MELHORES DESEMPENHOS - SPAECE ALFA 2010.

Vale ressaltar que Os professores de Altaneira estão com os vencimentos congelados desde 2009, quando foi concedido reajuste de 7% (sete por cento).


Com Informações do Blog de Altaneira

Continue Lendo...

ALTANEIRA: DADO MAIS UM PASSO EM PROL DO PROJETO DE URBANIZAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DA LAGOA SANTA TEREZA

0 comentários

Foto: Lagoa Idealizada

Depois de já ter sido dado um importante passo em prol da concretização de um dos mais importantes Projetos para a Comunidade Local (Altaneira) – o Projeto de Urbanização e Revitalização da Lagoa Santa Tereza, qual seja, a realização da topografia na última quinta-feira (21), mais um salto foi dado.
Trata-se de um ofício encaminhado pelo COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente a Promotoria de Justiça solicitando que seja realizada uma Audiência Pública com o intuito de se discutir o andamento do referido projeto. O COMDEMA é uma esécie de Conselho que agrega diversas entidades, tais como a própria Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Associação e Fundação ARCA, dentre outras.
O Presidente do COMDEMA e Secretário de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Altaneira, Antônio Ceza Cristovão informa ainda que na presente oportunidade será apresentado todo o resultado do estudo topográfico.
È importante lembrar que é de suma importância para o município a concretização deste Projeto, haja vista que além de proporcionar geração de renda para os munícipes e limpar esse espaço que foi o berço da chegada dos primeiros povos a habitá-lo, irá ainda colocar Altaneira na Rota Turística, proporcionando assim um maior desenvolvimento.
O Ofício foi protocolado no Poder Judiciário na Segunda-feira, 25 (vinte e cinco) do mês corrente.
Continue Lendo...

7/28/2011

MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NOS MOVIMENTOS ESQUERDISTAS

0 comentários

Caros amigos e leitores do Blog Informações em Foco, finalmente chegamos ao momento mais profundo desta série de postagem que nos propusemos a apresentar de forma crítico-reflexiva a respeito dos discursos proferidos pelos movimentos de cunho esquerdistas no Regime Militar.
Nesta oportunidade queremos indagar: o que mudou neste intervalo de tempo de mais de quatro décadas quando o assunto em questão é as agremiações e, ou, os partidos políticos (nos seus discursos) comumente denominados de esquerdas ao enfrentamento das mazelas sociais e ao impiedoso sistema capitalista, bem como também os seus asseguradores? Por outro, o que permaneceu?
Antes disso, porém, vale salientar que, apesar de tudo, de todas as falhas e falta de conhecimento político e de inserção das massas no processo de enfrentamento e derrubada do regime militar, os movimentos por nós frisados aqui foram, ainda assim, importantes no processo de restabelecimento dos direitos sociais e da redemocratização.  
Dito isso, iremos elencar aqui primeiro o que mudou. Hoje, podemos afirmar que não existe mais a repressão dos partidos, estes não precisam mais esconder seus ideais, seus discursos em favor de uma causa. Tanto é que diversos partidos foram criados, inclusive os que estão enquadrados na dimensão esquerdista. Toda via a forma de combate contra as desigualdades sociais, o enfrentamento a corrupção está sendo feita de forma efetiva.
Mas o que permaneceu? Ah, o principal. Para nossa tristeza, é claro. Os Principais movimentos continuam sem nenhuma inserção nas comunidades, nos bairros e distritos. Continuam sem conhecer de perto os principais problemas que atingem a sociedade. Os que raras vezes tentam essa inserção acabam utilizando de suas teorias para convencê-los de que o país precisa mudar, que sua realidade precisa passar por mudanças e com o sistema político e o sistema capitalista que ai está é impossível.
Ora, mas o que isso tem de errado? Aparentemente nada afinal de contas o caminho é esse mesmo. No entanto, a forma co que é repassado está errada. È preciso que os que fazem os movimentos e, ou as agremiações mudem de estratégia e passem a discursar para que o povo entenda. Mas que isso, é fundamental que realizem campanhas efetivas e constantes a respeito dos principais problemas que perpassam por cada comunidade e fazendo com cada um percebam que a mudança de um país, de um Estado e de um Município só se tornará possível com o engajamento de todos.  
Finalmente é notório afirmar que a superação das desigualdades sociais, a construção de um mundo justo e solidário só se dará com a chegada de outro sistema social, o socialismo.
Confira a postagem anteror:   

FIM DA SÉRIE SOBRE OS MOVIMENTOS ESQUERDISTAS NA DITADURA MILITAR


                      
Continue Lendo...

7/27/2011

Protocolada na Câmara de Altaneira Mandado de Intimação Contra Ex-Presidente Raimundo Nonato

1 comentários


O Segundo Período Legislativo da Câmara Municipal de Altaneira será iniciado nesta terça-feira, 02 (dois) de Agosto. Aqui será levado ao plenário mandado de intimação informando a respeito da sentença de um processo Civil Nº. 2008.164.00020-1.

A Denúncia foi efetivada pelos ex-parlamentares Francisco Carlos Oliveira Lima, Raimundo Rodrigues da Mota (atual Prefeito em Exercício) e Maria de Fátima Teixeira e tem como pano de fundo a ação de cobrança sob o Processo referido acima. Por esta ação os impetrantes acima descritos afirmam que o ex-presidente, Raimundo Nonato Caldas, praticou ato ilegal, qual seja o não pagamento de seus subsídios alusivos ao mês de dezembro de 2007.

A sentença foi assim proferida: a ação foi declarada extinta sem julgamento de mérito com base na impossibilidade jurídica do pedido. Nesse caso, A concessão de mandado de segurança não produz efeitos patrimoniais em relação ao período passado. Essa cobrança de pagamentos deveria ser cobrada na via administrativa ou por meio de cobrança própria e não por mandado de segurança.

Nesse sentido a ação foi julgada extinta, sendo a Câmara e o ex-presidente, Raimundo Nonato beneficiado por não terem de efetuar o pagamento dos subsídios dos parlamentares da época.

Vale lembrar que o Mandado de Intimação informando sobre a sentença foi protocolada na segunda-feira, 11 de julho.
Continue Lendo...

Fim da Série sobre Os Movimentos Esquerdistas na Ditadura Militar

0 comentários

O Blog Informações em Foco iniciou no dia 06 (seis) do Mês Corrente uma série de postagens referentes aos Movimentos Esquerdistas na Ditadura Militar.
A nossa finalidade era levar a você informações e uma forma simples e dinâmica sobre 

um dos maiores movimentos que, na medida do possível e, apesar de muitos empecilhos, contribuíram para tirar o país de um período doloroso e triste e, que ainda hoje restam resquícios dele. Faz parte deste momento histórico a falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.

Trabalhamos em cada postagem um movimento e os seus discursos sobre o período e, por conseguinte as táticas, estratégias e caminhos a serem trilhados para tirar o país deste triste e doloroso período instalada em 1964.

Esperamos ter contribuído para que você que já tem algum conhecimento do período ampliar seus horizontes e, claro, para você também que não possuía nenhum conhecimento a respeito poder conhecê-lo.

Amanhã iremos realizar uma análise crítico-reflexiva sobre os que de  alguma forma, mesmo que com enormes falhas, contribuíram para tirar o Brasil do rumo impiedoso que estava e inserir o modelo democrático, ou melhor reinseri-lo. Temos a intenção ainda de analisar as mudanças e permanências quanto às esquerdas.


Confira a postagem anterior:

A POLOP E O ISOLAMENTO DOUTRINÁRIO




Continue Lendo...

FALTA DE RECURSOS COLOCA EM RISCO FUNCIONAMENTO DA CASA DE SAÚDE SANTA TEREZA NO CRATO

0 comentários


Foi destaque no Jornal do Cariri uma reportagem no mínimo intrigante. Nesta foi mencionado que a Casa de Saúde Santa Tereza localizada na Cidade do Crato está sofrendo com a ausência de recursos, ou melhor, os mesmos estão sendo insuficiente para dar continuidade aos trabalhos.
Vale registrar que tal repasse insuficiente de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), sem reajuste desde 2009, está prejudicando o funcionamento deste espaço social no Crato, na região do Cariri.
De acordo com reportagem de Jaqueline Freitas, no Jornal do Cariri, os custos cotidianos com vestuário, alimentação e medicação são superiores ao valor recebido pela Santa Casa para funcionar como deveria.
Neste ambiente São 200 (duzentos) leitos,  dos quais 40 (quarenta) destes são substitutivos e institucionalizados, os outros 160 (cento e sessenta) são para internamento. 100 (cem) destes são do pavilhão masculino e 60 (sessenta) leitos femininos.  A coordenadora Leda Pinheiro afirmou que é raro ter alguma vaga, pois a demanda de pacientes é muito grande, oriundos de várias regiões do Ceará e estados vizinhos.

Com Informações do Jornal do Cariri
Continue Lendo...

7/26/2011

A POLOP E O ISOLAMENTO DOUTRINÁRIO

0 comentários



Chegamos a nossa penúltima postagem antes da análise que iremos realizar. Nesse sentido iremos abordar hoje o discurso pertinente a POLOP. Quais princípios eram defendidos por esta organização? Em que Lea se diferenciava das demais? Que contribuição trouxe para o momento em questão?

Ora, quando realizamos estes tipos de indagações, perceberemos que pouca coisa mudou. Mas, antes de darmos prosseguimentos faz-se necessário que conheçamos um pouco da história desta agremiação. A POLOP nasceu, como as demais organizações da procura de críticas a principal organização de esquerda na época (PCB).

De inspiração marxista veio a ser formada inicialmente a Organização Revolucionária Marxista. Esta chegou a editar o periódico Política Operária, jornal que serviu para o fortalecimento da denominação POLOP. Faziam parte desta, pessoas com vínculo nas universidades e no meio jornalístico, a saber, Theotônio dos Santos, Juarez Guimarães de Brito, Emir Sader, além, claro, de Eric Sach – Comunista e radicado no Brasil.
Para Jacob Gorender “A POLOP se especializou na crítica ao reformismo e ao nacionalismo, porém se mostrou incapaz de elaborar uma alternativa tática viável”. (GORENDER, Jacob. Combate nas Trevas. Pg. 36).

Nesse sentido, a POLOP não passou das ideologias, das doutrinas, ou melhor nos expressando, ficou trancada entre quatro paredes, restritas aos intelectuais e o mais grave sem a menor inserção no movimento de massas, sem a menor mobilização  social.

Confira a Postagem Anterior:

A SANTA MADRE IGREJA CATÓLICA E O PAPEL DE CONCILIADORA E MANTENEDORA


Continue Lendo...

ATITUDE VIOLENTA DO ATLETA DO SPORT DEIXA JOGADOR DO VASCO INTERNADO

0 comentários



Na Taça BH, torneio disputado por equipes sub-20 dos principais clubes do país, teve no fim do confronto entre Vasco e Sport, pela primeira fase da competição nesta segunda, um dos atos mais violentos e traiçoeiros da história do futebol.
Após uma falta por trás de um jogador pernambucano em rival, fechou o tempo entre as equipes e os jogadores de ambos os lados começaram as agressões. Até que o goleiro Gustavo, do Sport, em ato de extrema covardia, acertou uma voadora na nuca de Elivélton, do Vasco.
O atleta do Gigante da Colina foi imobilizado ainda dentro de campo. Em entrevista à Rádio Globo, o médico Vitor Cunha, das categorias de base do Vasco, informou que o volante não chegou a sofrer uma fratura na coluna vertebral, mas teve uma contusão. O jogador está internado no Hospital Municipal de Barão de Cocais, local da partida, a 93 km de Belo Horizonte.
Autor da agressão, Gustavo foi expulso pelo árbitro, que encerrou a partida, vencida pelo Vasco por 3 a 1, mesmo com alguns minutos ainda para serem jogados. Fora de campo, a puniçao foi mais severa: a diretoria do Sport agiu rápido e, menos de uma hora depois da agressão, anunciou a demissão do goleiro rubro-negro.
Com Informações do Yahoo Esportes
OPINIÃO PESSOAL: O esporte em todas as suas modalidades tem como característica o espírito coletivo. A pesar de ter como objetivo maior a vitória contra o adversário, não se deve perder jamais o princípio maior que é, não sem razão, o respeito ao adversário. A atitude do jogador do Sport contradiz tudo isso e demonstra covardia. Atitudes como essas precisam ser punidas severamente e, nesse caso, o mais prudente seria banir esse atleta do futebol.
Continue Lendo...

ARTILHEIROS DO VIII CAMPEONATO DE FUTSAL DE ALTANEIRA

1 comentários



Depois de já terem sido realizados sete rodadas, de um total de nove, o VIII Campeonato de Futsal do Município de Altaneira apresenta quatro principais nomes em busca de conquistar um título individual, qual seja, o de Artilheiro da competição.
Na última rodada, por exemplo, Kleber da Juventus conseguiu marcar oito vezes na goleada em cima do Altacity e alcançou a marca de 10 gols. Já Dadá da ARCA fez um gols a menos, chegando ao seu décimo sétimo gol na competição. Com a façanha, Dadá empatou com Samuel do Serrano e, agora dividem a artilharia.
Os dois jogadores na oitava rodada  tem um duplo confronto direto. Serrano e ARCA é um dos jogos que acontecem no final de semana. Com isso os dois atletas irão disputar quem passa a frente na briga pela artilharia.
Diante deste cenário, os quatro principais atletas com o maior número de gols até o momento são:
Dadá (ARCA) – 17 gols
Samuel (Serrano) – 17 gols
Kleber (Juventus) – 10 gols
Cícero (Veteranos) - 10 gols


Com Informações do Departamento de Esporte
Continue Lendo...

7/25/2011

A SANTA MADRE IGREJA CATÓLICA E O PAPEL DE CONCILIADORA E MANTENEDORA

0 comentários



Na postagem de hoje (25) iremos abordar um doas assuntos menos discutidos. Por que não se discute com profundidade o papel, o discurso feito pela Igreja Católica antes e durante o Regime Militar?
È verdade que já se tem alguns trabalhos nesse sentido, alguns inclusive inovando na discussão e apresentando a real caracterização desta instituição no período em foco.
Nesse sentido e acreditando estarmos contribuindo para o conhecimento de outra versão a respeito desta Igreja iremos colocar o seu posicionamento frente aos Asseguradores do Regime Militar implantado em 1964. Assim sendo vale registrar que a Igreja participou ativamente do golpe militar, inclusive por intermédio das suas “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”. Esta marcha envolvia setores da classe média e tinha como suposto princípio o posicionamento contra o “perigo” (se é que havia) de vir acontecer uma Revolução de caráter Socialista no Brasil.
Para Gilvan Rocha a Igreja Católica se envolveu efetivamente no processo que culminou na instauração da Ditadura Militar e para confirmar seu posicionamento se utiliza de um documento público dos Bispos deste país. Veja o teor do mesmo:
O Brasil foi a pouco, cenário de graves acontecimentos que modificaram os rumos da situação nacional. Atendendo a apelo geral e angustiosa expectativa do povo brasileiro, que via a marcha acelerada do comunismo para a conquista do poder, as forças armadas acudiram em tempo e evitaram que se consumasse a implantação do regime bolchevique em nossa terra” (ROCHA, Gilvan. 1964 A Grande Derrota e Outros Textos Pertinentes. Pg. 109).
Nesse sentido, resta-nos afirmar que a Igreja Católica realizou o seu papel de conciliadora, porém com a mesma finalidade das forças armadas, qual seja, manter o sistema e, por conseguinte a paz dos asseguradores do mesmo.

Você pode gostar de ler a postagem anterior: 

Cândido Aragão: O “Almirante do Povo”

Continue Lendo...

Parlamentares de Altaneira Têm Seu Subsídio Reajustado em 12%

0 comentários



Desde que assumi o Comando do Poder Legislativo de Altaneira, mesmo que de forma provisória há cinco meses, o Principal compromisso do Vereador Deza Soares (PCdoB) era organizar administrativamente a casa.

Nesse sentido realizou várias ações que foram ao encontro delas, tais como organização do quadro de funcionamento da Câmara, determinação de um calendário de pagamentos, Organização dos arquivos de Leis, Ofícios, Requerimentos, Resoluções, Organização na infra-estrutura das salas de trabalho, Melhoria na assistência jurídica e contábil da Câmara, dentre outras.

No entanto também fazia parte dos planos na Presidência reajustar os subsídios dos Assessores e demais servidores do Poder Legislativo e, isso foi efetivado logo no início do comando. No que toca ao reajuste dos nove Vereadores que compõem o Legislativo este f oi efetivado este Mês.

De acordo com o Presidente em Exercício o reajuste foi fruto de muita organização e planejamento, haja vista que às vezes a Câmara possui algumas despesas inesperadas. O reajuste foi equivalente a 12%. Com isso os Parlamentares passarão a ganhar um montante de R$ 2.464,00. O Subsídio do Presidente passa a ser agora de R$ 2.912,00.


Com Informações do Blog da Câmara
Continue Lendo...

ALTANEIRA: JUVENTUS E NICE GARANTEM VAGA NAS SEMIFINAIS DO CAMPEONATO DE FUTSAL

0 comentários


Foram realizados neste final de semana no Município de Altaneira, especificamente no Ginásio Poliesportivo, os jogos equivalentes à sétima rodada do VIII Campeonato de Futsal.
Três partidas marcaram a noite do sábado (23). No primeiro confronto Nice e São Romão fizeram um jogo sem muito entusiasmo. Tanto é que, tivemos poucas oportunidades de gols para as duas equipes. Ainda assim, as raríssimas chances de balançar as redes e, por conseguinte movimentar o placar só veio a acontecer no segundo tempo. O São Romão saiu na frente, conseguindo inclusive manter o resultado até minutos antes do término do jogo. Mas o Nice soube aproveitar os dois lances a seu favor e passar a frente do marcador. Com a vitória por 2 x 1 esta equipe chega aos 18 pontos e garante matematicamente uma das quatro vagas à semifinal.
O que faltou de emoção no primeiro jogo, sobrou nos subsequentes. A Juventus não tomou conhecimento do Altacity e sapecou uma senhora goleada, 15 x 2 com direito a nove gols de Kleber. Com a façanha, Kleber entrou de vez na briga pela artilharia do campeonato e a Juventus garante sua classificação, tendo chegado aos 19 pontos.
No entanto, o jogo mais esperado do sábado foi entre Altash e Amaro, 12 e 09 pontos, respectivamente. Uma vitória praticamente deixaria o Altash em excelentes condições de classificação. Para o Amaro esta lhe traria mais tranquilidade para consegui-la. O jogo em si foi durante todo o tempo bastante polêmico, nervoso e com os jogadores do Altash abusando das faltas, o que, diga-se de passagem, já tem virado uma constante e uma marca desta equipe. Logo no início do primeiro tempo teve duas expulsões, uma de cada lado. Nervosismos a parte, o confronto foi marcado por muitas oportunidades de gols. O Amaro chegou a abrir três a um, mas permitiu a virada no final. Com a vitória por 5 x 3 o Altash chega aos 15 pontos e praticamente assegurou a terceira vaga.
No domingo (24) duas partidas movimentaram a noite. A ARCA em ritmo de treino quase que não vence o Master. Com direito a sete gols de Dadá, o que garantiu ao mesmo dividir a artilharia com Samuel do Serrano, ambos chegaram a atingir 17 gols, os arqueiros aplicaram 15 x 2. A vitória faz com que esta equipe continue buscando a classificação.
Na última partida da noite os Veteranos construíram sua vitória em cima do Serrano ainda no primeiro tempo. Na etapa complementar, apenas administraram o placar, 3 x 1.
Continue Lendo...

7/21/2011

Mais de 450 escolas já se inscreveram para a III Feira das Profissões da UFC

0 comentários



A III Feira das Profissões da Universidade Federal do Ceará, evento que acontecerá dias 3, 4 e 5 de agosto, no Campus do Pici, e que ajuda os estudantes do Ensino Médio na escolha de um curso de graduação, já recebeu a inscrição de 458 escolas de todo o Estado, tanto públicas quanto privadas. Até a véspera do evento, outros estabelecimentos de ensino poderão se inscrever e agendar o horário de sua visita através do formulário disponível no site da Pró-Reitoria de Graduação. A Feira funcionará em três horários: de 8h às 12h, de 14h às 18h e de 18h30min às 20h.
Ao mesmo tempo, 3.443 alunos de graduação da UFC já se inscreveram para atuar como voluntários no evento. Eles deverão comparecer ao pátio da Coordenadoria de Concursos (CCV), no Pici, no dia 27 de julho, de 8h às 12h ou de 14h às 18h, para entregar o termo de compromisso de participação (também disponível site da Pró-Reitoria de Graduação) e receber a camisa para atuar na Feira. Os participantes receberão dois créditos de atividades complementares em seu histórico escolar.

Organizada pela Pró-Reitoria de Graduação da UFC, a Feira das Profissões se destina aos alunos do Ensino Médio, que terão oportunidade de conhecer detalhes dos cursos de graduação oferecidos pela Institução. Nos estandes montados, universitários tirarão dúvidas dos visitantes, que também poderão adquirir a nova Revista das Profissões, com subsídios para os pré-universitários na escolha do curso superior.

O evento é uma ferramenta que auxilia na escolha do curso de graduação, objetivando evitar a insatisfação do estudante com seu curso e, consequentemente, diminuir os índices de evasão na Universidade. Através do esclarecimento de dúvidas, os estudantes agregarão novos dados que lhes permitirão optar com mais consciência, sem deixar de lado, evidentemente, as aptidões e interesses pessoais, além do aconselhamento que venha a ser dado por familiares, educadores, psicólogos e orientadores.

Com Informações da ufc. br
Continue Lendo...

Superfaturamento de R$ 78 milhões em obras do DNIT è Apresentado em Relatório do TCU

0 comentários

Um novo relatório produzido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), e divulgado na noite de ontem (20) no Jornal Nacional da Rede Globo, aponta superfaturamento de mais de R$ 78 milhões em obras do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT).
Segundo as informações divulgadas pelo jornal, 63 obras em rodovias brasileiras, feitas sob a responsabilidade do órgão, foram fiscalizadas pelo tribunal. A reportagem afirma que em seis delas foram encontrados indícios de superfaturamento. Todas elas fazem parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
As obras com indícios de irregularidades estão nas rodovias BR-101 (AL e RN), BR-487 e BR-376 (PR), BR-230 (PA), e BR-429 (RO). Os problemas incluem a recuperação de trechos, a pavimentação e obras de melhorias, entre outros.
O tribunal recomendou a paralisação imediata de todas as obras. Porém, o repasse de recursos só poderá ser suspenso após determinação do Congresso Nacional, que analisará o relatório do TCU.

Com Informações do Cearaagora.
Continue Lendo...

Cândido Aragão: O “Almirante do Povo”

0 comentários



Na postagem de hoje (21) iremos nos deter em uma análise sobre a mais importante Associação (me arriscaria em afirmar) em prol da luta contra os asseguradores do Regime Militar. Estamos falando da Associação dos Marinheiros e Fuzileiros Navais.
A sede desta era na Cidade do Rio de Janeiro, no Então chamado Estado da Guanabara. Aqui, é bom dizer, se praticava uma política de cunho Nacional – Reformistas com base nos pontos esquerdistas. Afinal de contas os movimentos no Brasil (esquerdistas) tomavam a Revolução Cubana e a Chinesa, além claro, de ter certa proximidade com Leonel Brizola.
No entanto, é importante afirmar que a exemplo das Ligas Camponesas, a Associação dos Marinheiros e Fuzileiros Navais necessitava de clareza política, mesmo tendo o Cândido Aragão (o almirante do povo) como comandante. Mas, por mais que ele tivesse boas intenções, por mais que não partilhasse com os asseguradores do Regime, ele estava em um órgão submisso ao Sistema político, ou melhor, aos militares políticos de então.
O maior desespero passado pelo “Almirante do Povo”, Cândido Aragão, segundo testemunhas da época, foi não ter tido a coragem suficiente para romper com o Poder Constituído e invadir o Palácio da Guanabara para prender o maior símbolo da Direita e um dos líderes do Golpe de 1964, Carlos Lacerda.
Ademais, vale registrar que apesar desta Associação ter tido audácia para combater, o suficiente para depredar o Regime eles não tinham, a saber, uma organização de esquerda, e esquerda revolucionária, diga-se de passagem, que viesse a ter um programa político capaz de inverter os discursos pregados pelo PCB e PCdoB.

Confira a postagem antecedente a esta: 

Leonel Brizola e os “Grupos dos Onze”

Continue Lendo...

Altaneira: PSDB, DEM, PT e PTB São as Agremiações Políticas Com o Maior Número de Filiados

0 comentários

Depois que foi Constituída a Comissão Provisória do Partido Republicano Brasileiro – PRB com Oito Membros, sendo o Secretário de Infraestrutura do Município, Antonio Almeida Leite, antes no Partido dos Trabalhadores – PT, como Presidente da Comissão, esse Espaço Social,  passa a contar com nove Agremiações Políticas.
Passemos a conhecê-lo, PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira, DEM – Democratas, PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro, PTB – Partido Trabalhista Brasileiro, PSB – Partido Socialista Brasileiro, PT – Partido dos Trabalhadores, PCdoB – Partido Comunista Brasileiro e os mais novos, em termos de formação de Comissão no Município são o PSL – Partido Social Liberal e o PRB – Partido Republicano Brasileiro.
Dessas novas agremiações, apenas o PSL e o PRB não participaram das últimas eleições no Município supracitado. Dos nove, os que mais possuem filiados são o PSDB (139), DEM (56), PT (46), PTB (43), PSB (37), PMDB (34), PSL (29), PCdoB (26) e o recém formado PRB (08).

Com Informações do Blog de Altaneira
Continue Lendo...

ARCA Bate Altacity e Continua Na Briga Por Uma das Quatro Vagas nas Semifinais

0 comentários

Foi realizado na noite de ontem (20) no Ginásio Poliesportivo de Altaneira mais um jogo pelo VIII Campeonato de Futsal.
A partida envolveu as equipes da ARCA e Altacity. O clima antes de ter início o jogo era bastante tenso entre os atletas, haja vista que ambas possuíam os mesmos números de pontos (quatro). Uma derrota, ou até mesmo um empate eliminaria as chances, mesmo que poucas, de continuar sonhando na busca por uma das duas vagas que ainda restam no grupo dos quatro que seguem na disputa do título.
Sabendo disso, as duas equipes entraram com espírito de vitória e a ARCA abriu logo dois gols de vantagem, mas permitiu o empate no final do primeiro tempo. No entanto, a equipe não se abalou e antes do término da primeira etapa conseguiu ir para o intervalo vencendo.
No segundo tempo a ARCA soube administrar a partida, chegando inclusive a ter diversas oportunidades de gols, algumas desperdiçadas, diga-se de passagem. Nada que tirasse o foco do time que era, evidentemente, conquistar mais três pontos. Com boas jogadas e trocas de passes os arqueiros chegaram a fazer mais dois gols vindo a vencer por 5 x 2.
È importante registrar que com a derrota o Altacity não possui, matematicamente, mais nenhuma chance de alcançar a classificação para as semifinais. Já a ARCA continua sonhando por ela.
Nunca é demais lembrar que esta partida foi válida ainda pela quinta rodada. O Campeonato já está na sua sétima rodada, inclusive tendo início neste final de semana.
Restando três jogos para o término da fase classificatória, a classificação se apresenta da seguinte forma:
1       Juventus –             16 Pts
2       Nice –                    15 Pts
3       Altash –                12 Pts
4       São Romão –        12 Pts
5       Amaro –               09 Pts
6       ARCA –               07 Pts
7       Serrano –              06 Pts
8       Veteranos –          06 Pts
9       Altacity –             04 Pts
10  Master –               01 pt

Continue Lendo...

7/20/2011

Altaneira: Formada Comissão Provisória do PRB

0 comentários



Sob a Presidência do empresário do ramo de panificação e atual Secretário Municipal de Infraestrutura, Antonio Almeida Leite, foi constituída a Comissão Provisória do Partido Republicano Brasileiro - PRB em Altaneira.

O registro da Comissão Provisória consta na página do Tribunal Superior Eleitoral – TRE na rede mundial de computadores, mas ainda não há informações no Cartório da 53ª. Zona Eleitoral, a qual pertence o Município de Altaneira.


O jovem Edezyo Jalled, Vice-Presidente do novo Partido disse que estava buscando novas alternativas políticas para Altaneira e afirmou que viu nos princípios republicanos do PRB uma boa alternativa para contribuir com a política municipal.

A constituição do novo Partido no Município pode ter sido uma das razões para a saída do Prefeito em exercício Raimundim do PSDB, ocorrida no início deste mês.

O Secretário Municipal de Governo, Ariovaldo Soares Teles, já anunciou que deixará o PT para se filiar no novo partido o que indica que o novo partido receberá reforços para dar sustentação ao Governo Municipal.

A Comissão Provisória do PRB em Altaneira ficou assim constituída:

Antonio Almeida Leite – Presidente;
Edezyo Jalled Teles de Sousa – Vice-Presidente;
Dasdores Rodrigues Soares – Secretário-Geral;
Josefran Teixeira Sampaio – Secretário Adjunto;
Francisco Everton Gonçalves Amorim – Tesoureiro;
Antonio Junio de Carvalho – Vogal;
Jesualdo Alves Neto – Vogal.

O PRB é o nono partido com órgão diretivo constituído em Altaneira, destes apenas dois fazem oposição ao atual Governo Municipal, o PSDB e o DEM.


Com Informações do Blog de Altaneira

Continue Lendo...

Leonel Brizola e os “Grupos dos Onze”

1 comentários

Dando continuidade a nossa série de postagem sobre o que nos propusemos a analisar, trataremos hoje de um personagem no mínimo intrigante no cenário conturbado e repressivo iniciado em 1964, a saber, Leonel Brizola.

O que este homem trouxe de novo em seus discursos? Em que ele se diferenciava do Francisco Julião (Agitador Social das Ligas Camponesas)?
Neste sentido, é importante registrar que, apesar de trazer um pouco mais o povo para o movimento, uma vez que ele foi o responsável por tentar organizar a população através dos “grupos dos onze”, o que de certa forma deixavam o PCB e as classes dominantes apreensivas quanto a isso, faltava a ele, um elemento fundamental para o que poderíamos chamar de Líder – clareza política.
Porém, é preciso dizer que houve com Leonel Brizola um avanço na forma de enfrentar os predadores das classes menos favorecidas.  Mas nada que viesse a tirar o povo da situação em que vivia e, muito menos de degolar o Regime Militar e os seus Asseguradores.
Leonel Brizola veio a falecer aos 82 anos, no dia 21 de junho de 2004.

Confira a última postagem:

Partido Operário Revolucionário: Os Trotskistas


Continue Lendo...

Altaneira: Representantes da Sociedade Participam de Capacitação do PMSB

0 comentários



O Município de Altaneira, localizado na Região do Cariri, ou simplesmente na Microregião Serrana de Caririaçu foi palco no dia de ontem (19) de julho de um importante evento para os munícipes.
Por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente diversos representantes deste Município participaram de uma capacitação onde o foco era, não sem razão, a construção do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB.
Na oportunidade a Dr. Fernanda, representante da Funasa, chamou a atenção para a importância da Elaboração do Plano em Altaneira, assim como também do engajamento da comunidade nesse processo.
O Professor Osmy, palestrante do dia falou sobre os caminhos a serem trilhados na elaboração do PMSB, inclusive ressaltando os elementos que compõem o Saneamento na sua integridade, tais como abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos (lixo) e águas pluviais (da chuva) e, claro, discutindo os grandes problemas enfrentados pelas pessoas com a falta do saneamento.
Nunca é demais lembrar que saneamento Básico nada mais é do que “o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos”.
No entanto, é preciso que a comunidade participe, se integre, conhecendo assim a importância de se ter garantido o saneamento no município, uma vez que isso é fundamental na eliminação de doenças, o que vem a proporcionar qualidade de vida.
O objetivo do Plano Municipal de Saneamento Básico é conhecer a real situação de Altaneira e, a partir da participação popular, colher as melhores soluções, as melhores propostas com o intuito de na erradicar os entraves que perpassam com a falta do saneamento no nosso município.
A Capacitação teve início às 09h00 da manhã no auditório da Escola 18 de Dezembro e envolveu Representantes de Instituições Sociais – Associação Raízes Culturais de Altaneira - ARCA, do SINSEMA – Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira, Vereadores, Secretários Municipais, o Ex-prefeito João Ivan Alcântara e, claro, diversas pessoas da comunidade.
Continue Lendo...

7/18/2011

Altaneira: Fundação ARCA é Contemplada com Projeto Ponto de Cultura

0 comentários

O secretário da Cultura  Francisco Pinheiro divulgou na última quinta-feira (14), em coletiva à imprensa, o resultado do II Edital da Seleção dos Pontos de Cultura do Estado do Ceará. Nesta edição foram contemplados mais cem novos Pontos de Cultura, ampliando para 131 municípios do Ceará contemplados pelo Programa, totalizando 242 Pontos, sendo 42 na Região Metropolitana.

È importante registrar que este edital tem como finalidade apoiar instituições que desenvolvam ações de impactos sócio-cultural em suas comunidades, atuando em redes sociais, estéticas e politicas, por meio de repasse de recursos financeiros do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura – Pontos de Cultura e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
Neste sentido, o Município de Altaneira, situado na Microregião Serrana de Caririaçu, por intermédio da Fundação Educativa e Cultural ARCA com sede no Antigo Hospital localizado À Rua Padre Agamenon Coelho foi contemplado com este Projeto. A Fundação e Associação ARCA é uma Entidade sem fins lucrativos e que vem desenvolvendo há quase 11 anos importantes trabalhos na comunidade que, perpassa por vários pontos, a saber, na área da economia solidária a partir de projetos como a Apicultura, Projeto Mandala, corte e costura como também na área educacional através de cursos como o Inclusão Digital, assim como Projetos como a arca da leitura, dentre outros.
Esta entidade trabalha a partir de três princípios, Ser Humano como Base, Solidariedade como Meio e a Transformação da Realidade como finalidade última.
O repasse total do valor de investimento é de R$ 18 milhões em três anos, sendo R$ 12 milhões do MINC e de R$ 6 milhões de contrapartida do Governo do Estado do Ceará. De acordo com o Secretário Francisco Pinheiro a meta é que até 2014 todos os municípios cearenses estejam contemplados pelo Programa.
Continue Lendo...

#Preço Justo: um manifesto por um Brasil melhor

0 comentários


"Há muito tempo que o povo brasileiro se calou quase que por inteiro. Poucos estão interessados em se unir para lutar pelo que é justo. Passeatas praticamente não existem mais, revoltas muito menos, mas se a geração Coca-Cola esperava uma oportunidade para começar a se unir, ela chegou agora.

Ano após ano somos estuprados pelos altíssimos impostos no Brasil. Tiram muito e devolvem praticamente nada, deixando um verdadeiro rombo no orçamento de diversos brasileiros. Ano após ano, também, vemos notícias sobre corrupção, festa com dinheiro público e aumento de salários dos políticos, mas não fazemos rigorosamente nada. Para se ter uma ideia, hoje, dia 26/04, o sitewww.impostometro.com.br informa que, em apenas 4 meses, o governo arrecadou mais de 440 BILHÕES DE REAIS. Onde está o nosso retorno? Onde estão nossos benefícios devolvidos? Onde está o nosso dinheiro? Ah sim, provavelmente no showzinho do Luan Santana realizado com verba pública somente para servidores do estado, que custou 1.3 milhão de reais… Do nosso dinheiro.

Está na hora de utilizar a Internet para organizar um manifesto pela luta do que consideramos justo.

Há tempo demais somos obrigados a pagar valores exorbitantes para podermos ter aquilo que o resto do mundo inteiro tem barato: produtos de mídia e eletrônicos como DVD’s, BluRays, Videogames, Jogos, iPads, iPhones, iPods e tantos outros exemplos. No país onde o salário mínimo é de 540 reais, nosso governo tem a cara de pau de fazer com que um simples lançamento de filme em BluRay saia por 80 desses suados reais.

Oitenta reais em um filme é mais que uma cuspida em nossa cara, principalmente quando sabemos que, lá fora, o mesmo filme é vendido por ridículos 26 reais (no caso, 17 dólares). O mesmo acontece em todos os outros segmentos, como você pode ver abaixo:


Playstation 3 – Lá fora: 474 reais



No Brasil: 2000 reais



Call of Duty Black OPS Wii – Lá fora: 63 reais



No Brasil: 200 reais



iPad 64GB 3G – Lá fora: 954 reais



No Brasil: 2400 reais


O manifesto #PrecoJusto tem o objetivo de enviar para Brasília a nossa insatisfação e revolta. Nele, basta você assinar com seu nome, email e CPF que nós tomaremos todas as medidas necessárias para que enxerguem nossa manifestação e, assim, possamos sair da Internet para conseguirmos uma lei.

Aqui é só o início, o local onde você pode ajudar a fazer um país melhor. Esse é apenas o primeiro de muitos manifestos veiculados pela Internet e que tomarão repercussão e força nacional para chegarem em Brasília. Assine, divulgue, participe, fique antenado nos acontecimentos, pois se a Internet é o futuro, está na hora de utilizá-la para moldar melhor o NOSSO futuro!"

Com informações do Blog Ponto Chave
Continue Lendo...