6/30/2011

Dois Prefeitos da Região do Cariri Estão Entre os Três Piores do Estado do Ceara

0 comentários

Em Pesquisa realizada, embora ainda não concluída, pelo site da Web Democracia alusivos a analise dos Gestores, ou melhor das ações deste gestores, dois deles da Regiao do Cariri estão entre os três piores, ambos do Partido da Social Democracia Brasileira, o PSDB.
Um deles e o atual gestor do Municipio de Nova Olinda, Afonso Sampaio e o Gestor Afastado de Altaneira ha cinco meses, Antonio Dorival de Oliveira.
Afonso Sampaio de Nova Olinda, inclusive, ostenta o nada agradável ate o momento, Primeiro Lugar no Ranck dos Piores Prefeitos. Ja o Gestor Afastado do município de Altaneira ostenta a terceira colocação.
O Site WEB Democracia e um veiculo de comunicação que avalia asaçoes inerentes aos gestores.
*Fonte http://webdemocracia.com/politicos/piores/estados/CE/partidos/PSDB/cargos/prefeitos
Continue Lendo...

Arraia do Furdunço de Altaneira é Destaque no Sétimo Várzea Alegre Junina

0 comentários


Depois de ser por várias vezes tema de destaque, de discussão entre os Parlamentares de Altaneira onde o principal alvo era a concessão de apoio financeiro a Associação Cultural Grupo Furdunço – ACGFA, O assunto perpassou as quatro paredes do plenário da casa e foi amplamente debatido na cidade e ganhou contornos até mesmo no Notícias em Destaque, jornal da cidade.
Ainda aqui, vale lembrar que o assunto apoio financeiro ao Grupo foi levantado uma vez mais no plenário, mas esta vez pelo próprio representante e puxador da Quadrilha Elison na sessão do dia 31 do Mês passado e voltou a ser alvo de discurso parlamentar na última terça-feira (28) do mês corrente com os resultados conquistados até então do Furdunço.
Vale ressaltar que esta quadrilha tinha apoio total na Gestão do Prefeito Afastado Antônio Dorival (PSDB) e, hoje corre atrás de recursos para suas apresentações. Tal assertiva fez com que houvesse confronto de discursos entre os parlamentares. Para os que se encontra na base de oposição a atual Administração (do Prefeito em Exercício Raimundo Rodrigues da Mota - PSDB) o Município recebe uma quantia para ser investido em cultura e nesse sentido a apoio não deve ser negado.
Toda via para os que se encontram na base aliada o apoio deve existir, porém não como outrora, onde o investimento era maciço, esquecendo outras entidades de cunho cultural. Defendendo, desta feita a não exclusividade dos apoios.
Discursos a parte, o que se sabe é que o assunto ainda não foi encerrado, Tão pouco se o problema da concessão do apoio for resolvido. Fora esses debates os festejos juninos continua e o Arraia do Fundunço também, inclusive a mesma vem fazendo excelentes apresentações e conquistando premiações importantes.
No Sétimo Várzea Alegre Junina foi terceiro Lugar. Aqui a melhores quadrilhas do Cariri e Centro-sul do Estado participam do festival em busca de chegarem em condições de ir cada vez mais longe. Com “estilo e tradição” o Arraia do Furdunço apresentou a dança francesa do século XIX. As três quadrilhas irão participar do Festival na capital cearense no período de 10 a 13 de Julho.
Segundo o Vereador Prof. Adeilton (PSDB) “mesmo sem receber nenhum apoio dos ‘prefeitos’ atuais do nosso município, o Furdunço vem conseguindo boas colocações em nossa região: 2º colocado em Crato, 3º colocado em Nova Olinda e  3° em Várzea Alegre”. Para ele “com a falta de apoio dos Prefeitos e com muito apoio popular, os membros do Furdunço transformaram as decepções e as nãos em energias positivas, realizando apresentações na base do sacrifício. Sendo Transportados por favores de outros prefeitos da região e fazendo de tudo um pouco pra manter o grupo forte e representar o nosso município em diversas partes do Estado de forma séria e positiva, mais uma vez o Furdunço é notícia na imprensa do Estado, no Brasil e no mundo”. O mesmo completou dizendo que “o Furdunço é muito maior do que esses que acham que podem tudo e se acham donos do poder”.
 O Sétimo Várzea Alegre Junina e, por conseguinte o Furdunço foi destaque na imprensa cearense através de uma reportagem no CETV.

Continue Lendo...

Pode Legislativo de Altaneira Realizará Sessão Solene

0 comentários

Foto: João Paulo
 
O Poder Legislativo de Altaneira realizou na última Terça-feira (28) a sua última Sessão Ordinária.
No entanto o encerramento de fato dos trabalhos legislativos alusivos ao 1º. Período de 2011 se dará nesta quinta-feira (30). Na oportunidade será realizada uma Sessão Solene a partir das 15h00.
Ainda aqui, vale destacar que o anúncio deste encerramento foi dito na sessão passada pelo Presidente em Exercício, o Vereador Deza Soares (PCdoB).

Continue Lendo...

6/29/2011

Altaneira - Debate no Plenário da Câmara: Contador Avartanhas x Parlamentares

1 comentários

Foto: João Paulo:

Depois de ter sido por várias vezes mencionado nos Discursos do Líder da Bancada da Oposição na Câmara, o Contador Avartanhas (na foto ao lado) resolveu comparecer na última sessão antes do recesso para prestar esclarecimentos e concomitantemente rebater as críticas tecidas contra sua pessoas.
Nas suas primeiras palavras Avartanhas, ex-contador da Câmara em 2007 e 2008, época em que Raimundo Nonato era Presidente, disse: “não estamos em Assessoria Contábil para fazer remendos”. Ao rebater as críticas mencionadas em sessões anteriores o mesmo chegou a relatar sobre a concessão de portaria a um servidor do município. “A portaria tem que está vinculada ao órgão que trabalha”, completou ele. Disse ainda que em nenhum momento teve objetivo de prejudicar o gestor afastado e, ou, qualquer escritório de contabilidade. No entanto, disse ele, “era minha função fazer o relatório afirmando a falta de documentação”.
O Debate foi iniciado pelo Ver. Professor Adeilton (PSDB). Para ele todos os gestores que receberam do Contador a Assessoria tiveram contas reprovadas. Como Suporte para sua argumentação ele mencionou as contas de 2007 e 2008. “Seu último trabalho assessorando Raimundo Nonato não foi de responsabilidade”, completou o parlamentar.
Já o Parlamentar Antônio Henrique (DEM) foi enfático no seu pronunciamento. Para ele a vinda do Contador como das dos demais que já vieram não resolve. “faz-se necessário que se chegue ao legislativo com provas, documentação”, completou o Vereador.
Em resposta o Contador afirmou que não veio ao plenário para discorrer sobre a Administração, sobre os problemas políticos inerente aos parlamentares, mas sim por que foi citado e “não posso ser culpado por omissão”, acrescentou.
Já os Vereadores Genival Ponciano (PSDB) e o Ex-líder do Governo Municipal, o Vereador Flávio Correia (PCdoB) afirmaram que é preciso ouvir o outro lado da história. O Ver. Flávio, inclusive, mencionou que enquanto não se ouvir os dois lados “ficará o dito pelo não dito”. Na oportunidade voltou a cobrar o envio das contas. “O importante é que as contas sejam envidas, estejam errada ou não”, disse.
O Presidente em exercício afirmou que o Poder Legislativo está de parabéns por cobrar transparência do Poder Público. Ainda aqui vale registrar que o debate durou duas horas.
Continue Lendo...

Projeto de Resolução Fica Para Depois do Recesso Parlamentar

0 comentários

Foto: João Paulo
Como o único item da Pauta na Ordem do Dia para ser votado na sessão de ontem (28), haja vista que o Projeto de Lei Nº. 006/2011 não foi incluso para a votação, o Projeto de Resolução Nº 005/2011 de autoria da Comissão Permanente da Casa também recebeu votação.
O presente projeto diz respeito sobre o Regimento Interno da Câmara, documento pelo qual subsidia as ações parlamentares. O mesmo ficou a disposição dos vereadores há quase um mês para que apresentassem emendas, sem estas virem o Projeto de Resolução foi para votação no Plenário ontem, o que acabou não ocorrendo.
O motivo para tal se deu em virtude dos Vereadores Prof. Adeilton (PSDB), Antonio Henrique (DEM), Devaldo Nogueira (PSB) e Flávio Correia (PCdoB) afirmarem que existem alguns pontos que merecem ser melhor discutidos.
Para o Vereador Devaldo Nogueira os pontos que precisam ser revisto diz respeito ao Art. que menciona descontos do subsídio do Vereador que estiver ausente das reuniões da Comissão. Outro ponto elencado foi o tempo de discussão inerente a cada parlamentar.
Desta feita a votação do Projeto de Resolução Nº. 005/2011 foi adiado, devendo retornar ao plenário logo após o recesso.
Continue Lendo...

Adiado Votação do Projeto de Lei Que Obriga Agentes Públicos a Matricularem Seus Filhos em Escolas Públicas

0 comentários

Um dos assuntos mais discutidos neste mês foi O Projeto de Lei Nº. 006/2011 de autoria do Vereador Flávio Correia (PCdoB).
Pela redação do Projeto ficam os Agentes públicos de Altaneira (Prefeito, Vereadores, Secretários, etc.) obrigados a matricularem seus filhos somente em Instituições de Ensino de Caráter Pública. Nunca é demais lembrar que um dos objetivos do PL é fazer com que “os representantes do povo” ao terem seus entes matriculados somente na rede de ensino pública possam encarar o entrave da “má qualidade” de ensino de frente”. 
O mesmo foi apresentado na sessão do dia 14, recebeu parecer favorável à aprovação na última segunda-feira (20) da Comissão Permanente da Casa e estava previsto para a sessão passada, dia 21 a votação. No entanto, isso acabou não acontecendo em virtude da Vereadora Lélia de Oliveira (PCdoB) ter pedido vista. Pedido esse seguido pelo Parlamentar José Fernandes (PSDB).  A Vereadora Lélia, inclusive, alegou que este projeto é muito polêmico e merece ser melhor analisado.  Nesse sentido o Projeto não será votado hoje, uma vez que houve dois pedidos de vista. Desta feita, o PL Nº. 006/2011 voltará ao plenário para ser votado logo após o recesso.
Continue Lendo...

6/28/2011

Altaneira: Prefeito Afastado se Torna Inelegível

0 comentários

Foto: Retirada do Blog de Altaneira

Depois de muitas idas e vindas, de julga ou não julga, em fim a justiça cearense resolveu dar mais um passo no Processo que envolve os Gestores afastados do Município de Altaneira, Antonio Dorival de Oliveira (PSDB) e seu Vice, Francisco Fenelon Pereira (DEM), reeleitos em 2008.

Desde fevereiro do corrente ano que esse município vem sendo Governado provisoriamente pelo Prefeito em Exercício, Raimundo Rodrigues da Mota (PSDB).

Nunca é demais lembrar também que desde seu afastamento, há quase cinco meses, diversas foram às tentativas de retorno ao cargo. Recentemente seus últimos mecanismos, suas últimas ferramentas utilizadas através de seus advogados foram, não sem razão, questionar a decisão do Juiz Eleitoral que o tinha tornado inelegível.

Desta feita o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral - TRE  em uma votação por 4 votos a 1 negou provimento ao segundo Recurso do Prefeito afastado de Altaneira.

Apenas o Jurista Cid Marconi Votou pelo provimento do Recurso do Prefeito. O Mesmo jurista havia votado pela procedência do primeiro Recurso em julgamento anterior.

Os demais membros do TRE votaram contrário ao Relator e mantiveram a inelegibilidade do Prefeito, de seu Vice e do chefe de almoxarifado da Prefeitura por oito anos. Isso significa afirmar que o Prefeito afastado só poderia ser candidato em 2020. (Fonte – Blog de Altaneira).

Continue Lendo...

6/27/2011

Câmara Pode Votar Nesta Terça PL que Obriga Agentes Públicos a Matricularem Seus Filhos em Escolas Públicas

0 comentários

Ver. Flávio Correia (PCdoB) Autor do PL
O Poder Legislativo de Altaneira pode votar nesta terça-feira (28), última sessão do mês e, por conseguinte, última também antes do recesso parlamentar o Projeto de Lei Nº. 006/2011 de autoria do Ex-líder do Prefeito em Exercício, o Vereador Flávio Correia (PCdoB).
O Projeto foi, não sem razão, um dos assuntos mais comentados desde que chegou à casa. Pela redação do Projeto ficam os Agentes públicos de Altaneira (Prefeito, Vereadores, Secretários, etc.) obrigados a matricularem seus filhos somente em Instituições de Ensino de Caráter Pública. Nunca é demais lembrar que um dos objetivos do PL é fazer com que “os representantes do povo” ao terem seus entes matriculados somente na rede de ensino pública possam encarar o entrave da “má qualidade” de ensino de frente”.  O Mesmo foi Apresentado na Sessão do dia 14 e recebeu parecer favorável à aprovação no último dia 20. No entanto, quem esperava que fosse votado na terça-feira (21) se enganou. A razão para tanto se deu em virtude de um pedido de vista da Vereadora Lélia de Oliveira (PCdoB) alegando que o mesmo merecia ser melhor analisado. Sentimento esse compartilhado pelo Parlamentar José Fernandes (PSDB).
Amanhã (28) este Projeto tão importante e  polêmico poderá ser votado em plenário. Ademais È preciso ressaltar que um Projeto dessa natureza permite que abracemos a causa e reflitamos sobre os reais caminhos de se chegar a discutir de fato esse problema. O Projeto abre um leque de discussões sobre como enfrentar o Problema do ensino nas escolas públicas no Brasil e, claro, em Altaneira. Permite ainda que paremos e reflitamos sobre teor do Projeto. Polêmico porque interfere na liberdade de escolha do cidadão.

Continue Lendo...

Confira os Resultados da III Rodada do Campeonato de Futsal de Altaneira

0 comentários


Foi realizado neste final de semana a terceira rodada do VIII Campeonato de Futsal de Altaneira.
Com partidas equilibradas, exceto uma, três jogos no Sábado (25) deram o ponta-pé inicial da rodada. No jogo entre São Romão e Veteranos o placar, 1 x 6 para os Veteranos, talvez esconda o equilíbrio até metade do segundo tempo.
O Mesmo pode-se dizer da segunda partida da noite, qual seja Juventus e Serrano. Assim como o São Romão, a equipe representante da zona rural engrossou o caldo para cima do Juventus que, segundo muitos é considerado um dos favoritos para a conquista do título.  No fim, o Juventus, apesar das dificuldades encontradas conseguiu bater o adversário por 6 x 4.
Na terceira partida da noite o Altash não tomou conhecimento do Master e aplicou uma senhora goleada: 14 x 3. O Altash, com a vitória volta a sonhar com a classificação, uma vez que as equipes que conseguiram pontuar, exceto o Juventus, não abriram vantagem.
Já no Domingo (26) dois jogos completaram a rodada e, a exemplo do primeiro dia, tivemos partidas equilibradíssima. ARCA e Amaro fizeram uma partida muito movimentada, mas com a ARCA conseguindo bombardear o gol da equipe adversária, sem muito êxito, haja vista que os arqueiros brincaram de perder gols. O jogo permaneceu empatado até poucos minutos antes do término, quando numa falha de marcação o Amaro conseguiu fazer o segundo gol e sacramentar sua segunda vitória na competição e penalizar a ARCA pelos gols perdidos.
Encerrando a rodada o Nice enfrentou o Altacity. Vale lembrar que esta segunda equipe não tinha perdido ainda e, conseguiu colocar dois gols de vantagem e levá-la para o intervalo. No entanto, parece que a mesma marcação e atenção que tiveram no primeiro tempo não trouxeram para a etapa final. O Nice voltou mais ligado e conseguiu virar o Marcador, vencendo assim por 4 x 3. (Fonte – Sec. de Cultura, Desporto e Turismo)
Continue Lendo...