4/29/2011

Câmara Itinerante de Altaneira Debaterá Reformulação da Lei Orgânica Com Representantes Locais

0 comentários

Por José Nicolau
Será realizado neste sábado, dia 30 de abril a quinta reunião da Câmara Itinerante com o propósito de discutir e apresentar propostas com o intuito de reformular a Lei Orgânica do Município junto a representantes da sociedade.
O evento está previsto para acontecer as 09h00 da manhã no Centro de Referência e Assistência Social – CRAS. Aqui estarão presentes representantes da Fundação Educativa e Cultural ARCA, Secretaria do Trabalho e Ação Social, Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, bem como também da Associação Beneficente de Altaneira – ABA, entidade mantenedora da Rádio Comunitária Altaneira FM, Secretaria de Saúde, Conselho Tutelar e Agente Pró-Cidadania.
Às 16h00 da tarde, no mesmo espaço será a vez das Instituições Religiosas, quais sejam, Igreja Católica, Igreja Assembléia de Deus – Templo Central, Assembléia de Deus – Ministério de Madureira, Assembléia de Deus- Impactando as Nações, Igreja Batista Renovada, Igreja Internacional da Graça de Deus e Igreja Congregação Cristã no Brasil.
Na oportunidade, serão colhidas todas as propostas de reformulação inerente a cada setor da sociedade e, colocadas a disposição da Comissão Especial de Advogados - CEA que, não sem razão irá analisá-las verificando o teor de constitucionalidade. Após essa etapa serão encaminhadas para apresentação e votação em plenário. (Fonte – Poder Legislativo).
Continue Lendo...

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Altaneira Participa de Encontro Regional

0 comentários

Por José Nicolau

O Governo do Estado do Ceará por intermédio da Secretaria de Recursos Hídricos, bem como da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH realizou no último dia 20, na cidade de Iguatu um Encontro Regional.
Na oportunidade estiveram presente o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Altaneira, Ceza Cristovão, o Técnico Washington e o Presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais dos Sítios Taboleiro e Córrego – ASPROTACO, Pedro Dias. O Evento, de proporção Regional contou com a participação de 19 municípios para  08 (oito) acentos.
Ainda aqui, cada Espaço Social dispôs de cinco minutos para expor as reais necessidades de ser incluso no Comitê. No discurso de defesa foi mencionado o Açude Pageú, também conhecido como Açude Valério, Vale do São Romão e, claro, a Lagoa Santa Tereza. Neste momento, onde se deu através de uma eleição, Altaneira recebeu 10 (dez) dos 19 (dezenove) votos, se tornando desta feita o única Cidade do Cariri Oeste a ter direito ao Acento no Comitê.
Nunca é demais lembrar que isso é muito importante para o município, uma vez que será disponibilizado mais recursos nas três dimensões já mencionada, ou seja, em Açude, Lagoa e Vale, além, claro, de ganhar espaço para debater questões inerentes ao Meio Ambiente.
Para o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente esse momento é de fundamental importância para Altaneira. Assim ele retrata a ocasião: “Ficamos muito felizes com o resultado da eleição, pois Altaneira agora fará parte de uma elite que poderá opinar e sugerir soluções correlatas ao nosso meio ambiente”. (Fonte – Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente).
Continue Lendo...

4/28/2011

Ex-Tesoureiro do PT, Delúbio Soares, Pede a Executiva Nacional sua Refiliação

0 comentários


Por José Nicolau

Foi Protocolado nesta Quinta-feira (28) em uma reunião da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores – PT um pedido do ex-tesoureiro desta agremiação, Delúbio Soares. O teor do pedido dizia respeito a sua reintegração e, ou, a sua refiliação ao partido.

Nunca é demais lembrar que ele, esteve envolvido no escândalo do mensalão, ou seja, um suposto esquema inerente à compra de votos parlamentares ainda na primeira gestão do Presidente Lula. Ainda assim, o mesmo aparece com o apoio para ser reincorporado à agremiação partidária. A possibilidade dele em relação a isso é bem considerável, haja vista que 59 de um total 84 componentes do Diretório Nacional estão de acordo com tal propósito.

Para o Líder do Partido dos Trabalhadores no Senado, Humberto Costa (PE) o momento não é o dos mais apropriados para essa votaçção. "A partir do momento em que houver a reintegração (do Delúbio), esse assunto voltará à tona e, com a repercussão normal, a possibilidade de interferência no julgamento é grande", emendou ele, numa referência ao julgamento dos réus do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), previsto para 2012.

O encontro que decidirá a refiliação de Delúbio ocorrerá neste final de semana, mais especificamente no Sábado. (fonte – O Povo).
Continue Lendo...

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Realiza I Ação de Mobilização Social

0 comentários

Por José Nicolau
A Cidade de Altaneira foi palco neste dia 27 de Abril da I Ação de Mobilização Social e, ou, do Fórum inerente ao Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB.
O evento ocorreu as 10h00 da manhã no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. As finalidades do encontro era apresentar as Diretrizes Nacionais do Saneamento Básico, bem como também o desenvolvimento do Plano Municipal de Saneamento Básico, além da Criação do Conselho Popular.
Nunca é demais lembrar que no dia 30 do mês passado esta Secretaria, através do Secretário Antonio Ceza Cristovâo realizou um encontro entre Instituições deste espaço social e membros do Consórcio CONSDUCTO/GERENTEL/HIDROCONSLT. O Propósito era discutir propostas referentes ao PMSB, assim como dialogar a respeito do abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas do município supracitado. (Fonte – Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente).
Continue Lendo...

4/27/2011

Parlamentares de Altaneira Debatem Ações das Duas Administrações

0 comentários

Por José Nicolau
Na última sessão do mês corrente e sob os testes dos novos microfones os parlamentares de Altaneira pouco tiveram matérias para apresentarem, discutirem e, por conseguinte votarem. Para sermos mais precisos, apenas um requerimento de autoria do Vereador Prof. Adeilton (PSDB), bem como um Projeto de Resolução tendo a Comissão Permanente como autora, foram colocados em discussão.
No que toca ao Projeto de Resolução Dispondo sobre o Regimento Interno da Câmara o mesmo foi apenas apresentado pelo relator da comissão. Ao discorrer sobre o assunto o relator mencionou que isso irá modernizar as ações dos parlamentares no que diz respeito a proporem propostas de emenda e, por isso, é muito importante que cada vereador acompanhe esse processo.
No entanto, o debate só veio a ganhar forças quando do momento em que o requerimento supracitado alusivo a solicitações de cópias das licitações inerentes a merenda escolar, transporte escolar, bem como também da limpeza urbana. Para o autor do requerimento o motivo para tal intento é buscar conhecer melhor as reais necessidades do município no que toca aos temas mencionados. O parlamentar reforçou na sua defesa que o desrespeito para com o Poder Legislativo continua acontecendo, uma vez que o seu último ato não foi atendido. Nesse sentido, pediu para que o Líder do Prefeito em Exercício, o Vereador Flávio Correia (PCdoB) possa atuar junto aos setores da Administração para que as ações parlamentares sejam atendidas.
O Vereador Devaldo Nogueira (PSB) discorreu que requerimento ora apresentado é importante e, que deve ser atendido antecipadamente, pois isso impedirá que a prática imoral de outrora, a falta de respeito para com o legislativo volte a reinar.
Ainda aqui, o Líder do Prefeito em Exercício chegou a discursar que Administração deve prestar contas à comunidade, pois outrora se tinha vereadores com mochilas na boca. Para ele, se isso não vier a ocorrer deixará de apoiar a Administração.
Nesse contexto, o Parlamentar Genival Ponciano (PSDB) afirmou que o discurso tecido pelos membros de oposição à atual Administração faz parte das bandeiras de luta dos que hoje estão no poder.
Para a Vereadora Lélia de Oliveira (PCdoB) tais críticas são importantes e, desta feita, se possível, o Prefeito em Exercício virá ao Plenário prestar contas de suas ações.
Ainda aqui, o Presidente em Exercício, o Vereador Deza Soares (PCdoB) mencionou que na Administração do Prefeito Afastado, Antônio Dorival de Oliveira (PSDB) houve superfaturamento de Obras e, nesse sentido discorreu que isso faz com que o requerimento tenha mais peso, pois evitará erros de outrora voltem a se repetir. Porém, o mesmo acredita que os erros não voltarão, uma vez que agora são nove parlamentares cobrando da Administração. Para ele, toda ação parlamentar que vier a cobrar do Executivo será sempre bem vinda, desde que seja com fundamentação.
Sem trabalhos na ordem do dia o Presidente em Exercício apresentou um requerimento verbal solicitando a implantação de quebra molas entre os logradouros Padre Agamenon Coelho e a Praça. A Presente solicitação vem da própria comunidade e o objetivo é, não sem razão, evitar acidentes, principalmente de motoqueiros que andam em alta velocidade. Nesse sentido, pediu que o líder do prefeito, o Vereador Flávio Correia (PCdoB) interaja junto com o secretário de Infra-estrutura para que o mesmo seja atendido. (Fonte – Poder Legislativo).
Continue Lendo...