Presidente Dilma deve confirmar criação da Universidade Federal Regional do Cariri


A presidente Dilma Rousseff deve confirmar, nesta terça-feira (16), em Brasília, a criação da Universidade Federal Regional do Cariri (UFRC). O vice-governador Domingos Filho (PMDB) representará o governo do Ceará no evento, já que Cid Gomes tem outros compromissos na agenda.

A sede da instituição será em Juazeiro do Norte, mas Crato, Barbalha, Brejo Santo e Icó também serão beneficiados com campus avançado. Prefeitos de Acopiara, Horizonte, Maranguape, Boa Viagem, Itapipoca e Paracuru também estão no Distrito Federal para acompanhar o anúncio da expansão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

O Prefeito do Crato, Samuel Araripe e, do Juazeiro, Manoel Santana, comentaram a respeito. Samuel Araripe diz que a Universidade vai trazer o incremento educacional. “Isso é extraordinário para o Ceará como um todo. Onde fica a sede é apenas um detalhe, o importante é que teremos campi no Crato, Barbalha, Brejo Santo e Icó. É o Cariri crescendo mais do que o Ceará e o Nordeste”, festeja, acrescentando que a região passa por um desenvolvimento extraordinário “e merece tudo isso, já que temos 33 municípios e aproximadamente um milhão de habitantes”, finalizou.

Já Manoel Santana diz que já começa a trabalhar a questão orçamentária para viabilizar o projeto. Ele conta que em conversas com o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, pode reconhecer que durante a sua gestão a UFC cresceu e se consolidou no Cariri, explicando ser desta estrutura que nascerá a tão sonhada UFCA. “Não existe essa idéia de se começar um campus do zero, o que se vai fazer é aproveitar a estrutura da UFC, que já existe, e ela passa a ser o epicentro da Universidade Federal do Cariri”, diz Santana.

E a partir disso, de acordo com o prefeito de Juazeiro, “começa a se fortalecer os laços com os municípios da vizinhança, cada um recebendo uma estrutura de apoio com a sua vocação. Barbalha pode se fortalecer muito com o ensino médico, que já existe e essa estrutura será mantida. O Crato se fortalece com o campus que está voltado para agronomia e zootecnia. “Não deve existir disputa, somos uma área tão próxima uma da outra, que a diferença é mínima e isso acaba ocorrendo mais por vaidade e não é o caso. O mais importante na criação da UFCA é que passaremos a ter mais autonomia de gestão e financeira do campus”.

Com Informações do Cearaagora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!