“EDUCAÇÃO É A PRIORIDADADE DA PRIORIDADE”, DIZ DILMA ROUSSEFF



Em uma Entrevista para a Agência do Brasil a Presidenta Dilma Rousseff (PT) fez discurso em favor da prioridade da Educação, Confira:
Brasília –

" A educação é a prioridade das prioridades no eventual governo da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff (Foto). Em entrevista à Agência Brasil, ela disse que “nem agora, e nem no futuro, é possível imaginar um Brasil realmente desenvolvido se a prioridade das prioridades não for a educação”. Dilma também falou sobre saúde, destacando que a principal tarefa será a de construir a estrutura definitiva do Sistema Único de Saúde (SUS), observando os princípios de “universalização, equidade e melhoria na qualidade”. A candidata ressaltou ainda suas propostas para as áreas de segurança, meio ambiente e transportes.


Agência Brasil – Por que a senhora quer ser presidente da República?

Dilma Rousseff - Para o Brasil seguir mudando. Meu sonho de Brasil é o mesmo sonho que embalou o atual governo: um país para 190 milhões de brasileiros, e não para poucos. Tiramos 24 milhões de brasileiros da miséria e elevamos 31 milhões de pessoas para a classe média. Queremos um país de classe média, com a pobreza erradicada, crescimento elevado e oportunidades para todos. Um país que ingresse em definitivo no clube das nações desenvolvidas.


ABr – Quais as demandas da sociedade a que a senhora dará tratamento prioritário em seu governo?

Dilma - A educação, a saúde e a segurança pública serão prioridades. Mas nem agora, nem no futuro, é possível imaginar um Brasil realmente desenvolvido se a prioridade das prioridades não for a educação. Vamos começar com a atenção à criação e aos investimentos em creches. Vamos chegar em 2014 com as crianças atendidas por creches de qualidade. Vamos expandir o ProUni e valorizar os professores. Vamos criar escolas técnicas e torná-las cada vez mais modernas e eficientes. Além da educação de qualidade, nos próximos dez anos o Brasil precisa universalizar serviços básicos, como o saneamento, reduzir ainda mais o déficit habitacional e eliminar a pobreza extrema.

ABr – Que medidas a senhora pretende adotar para erradicar o analfabetismo e melhorar a qualidade do ensino médio e universitário?

Dilma - Vamos dar atenção a uma visão integrada da educação – da creche à pós-graduação. Não imagino que seja possível educação de qualidade sem professor bem pago e com uma formação continuada garantida. Vamos construir escolas técnicas federais em municípios com mais de 50 mil habitantes e em cidades polos. Faremos ainda uma ampla estrutura de banda larga de fácil acesso e baixo custo. Também vamos investir na qualificação do ensino universitário, com ênfase na pós-graduação para formar pesquisadores e tornar muitas de nossas universidades, centros de excelência. Implantarei o ProMédio, para ampliar a oferta de ensino médio integrado ao profissionalizante, essencial para que nossos jovens obtenham, ao final do ensino médio, emprego de qualidade. Vou manter o Enem e ampliar o ProUni.


ABr – O que o seu governo poderá fazer para que o pagamento do PISO se torne uma realidade no Brasil?

Dilma - Nossa meta é garantir remuneração digna, progressão salarial, melhores condições de trabalho dos educadores e formação dos profissionais da educação. Uma vez definido o piso nacional para o magistério, a lei tem de ser cumprida. Contamos com a Justiça e com o diálogo com governadores e prefeitos. É fundamental uma redefinição das prioridades do gasto público de cada Estado e cada município para que isso se torne realidade.

Veja a Matéria na integra no Blog Falação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!