Leonel Brizola e os “Grupos dos Onze”

Dando continuidade a nossa série de postagem sobre o que nos propusemos a analisar, trataremos hoje de um personagem no mínimo intrigante no cenário conturbado e repressivo iniciado em 1964, a saber, Leonel Brizola.

O que este homem trouxe de novo em seus discursos? Em que ele se diferenciava do Francisco Julião (Agitador Social das Ligas Camponesas)?
Neste sentido, é importante registrar que, apesar de trazer um pouco mais o povo para o movimento, uma vez que ele foi o responsável por tentar organizar a população através dos “grupos dos onze”, o que de certa forma deixavam o PCB e as classes dominantes apreensivas quanto a isso, faltava a ele, um elemento fundamental para o que poderíamos chamar de Líder – clareza política.
Porém, é preciso dizer que houve com Leonel Brizola um avanço na forma de enfrentar os predadores das classes menos favorecidas.  Mas nada que viesse a tirar o povo da situação em que vivia e, muito menos de degolar o Regime Militar e os seus Asseguradores.
Leonel Brizola veio a falecer aos 82 anos, no dia 21 de junho de 2004.

Confira a última postagem:

Partido Operário Revolucionário: Os Trotskistas


Um comentário:

  1. FALTOU CLAREZA POLITICA NÃO,ELE NÃO PODIA DEMONTRAR TUDO O QUE ELE QUERIA PARA O BRASIL, POIS AS FORÇAS OCULTAS TRABALHAVAM SEM CESSAR PARA DERRUBA-LO, UMA DESSAS FORÇAS SE CHAMA SISTEMA GLOBO, PENA QUE O SAUDOSO LEONEL BRIZOLA NÃO CONSEGUIU, VENCER ESSAS FORÇAS E SE TORNAR PRESIDENTE DA REPUBLICA

    ResponderExcluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!