Julianismo – ‘Reforma Agrária na Lei ou Na Marra’


Acompanhamos na postagem de ontem (12) de julho a formação e, por conseguinte os discursos do Partido Comunista do Brasil – PCdoB que, como foi abordado emergiu de uma dissidência do PCB que, dominou até 1964 as esquerdas no Brasil.
Na postagem de hoje iremos retratar a trajetória discursiva de mais um desses movimentos.  Aqui, importa-nos afirmar que o Julianismo emergiu para o cenário brasileiro ainda em 1956 com as ligas camponesas. No entanto, vale registrar que da mesma forma que os dois movimentos já mencionados, este também não chegou a ter um programa, um projeto político coerente que viesse a derrubar o Regime Militar, haja vista que todo o seu fervor, toda a sua ferramenta discursiva para na célebre frase, a saber: ‘Reforma Agrária na Lei ou na Marra”.
Se não bastassem esses empecilhos, esse movimento sofria da falta de uma liderança, de programas, de projetos políticos etc. O Julianismo, como próprio nome sugere estava subsidiado, alicerçado unicamente em uma figura – Francisco Julião. Este, inclusive, não se autodefinia um revolucionário. O Discurso era acompanhado simplesmente de agitações, necessitando de um dos pontos fundamentais para a derrubada de um sistema político, qual seja, Planos, Projeto e inserção das massas nos mesmos.

Confira a Postagem Anterior:

PCdoB – A Conquista de Um Governo Popular Revolucionário


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!