Trabalho Infantil: Ilegalidade ou Necessidade?

Um dos principais entraves para o desenvolvimento cultural. Social e, principalmente humano no Brasil é, sem suma de dúvidas o Trabalho pelo qual as crianças são muitas vezes obrigadas a realizarem.
O Assunto foi levantado através de uma entrevista realizada nesta Segunda-feira (06) no Programa Notícias em Destaque com o Professor de Filosofia da Rede Estadual de Ensino e Representante da Secretaria do Trabalho e Ação Social em Altaneira, Fabrício Ferraz. Na ocasião, o Informativo esteve estreando mais uma comunicadora, Aurineide Bernardo.
Em Partes da Entrevista Fabrício discorreu sobre os problemas que emergem na sociedade com o Trabalho Infantil. O principal deles é a evasão escolar que, tem conseqüências gritantes não só para o desenvolvimento intelectual da criança, mas também para a própria família. Sabe-se que tal assertiva leva a um precoce amadurecimento dos seres envolvidos nesse processo.
È sabido que no próprio Município de Altaneira há programas que tem como intento extinguir essa prática má para a sociedade. O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI - é um deles. Entidades, Associações, bem como o Conselho Tutelar e, a própria Secretaria do Trabalho e Ação Social trabalham nesse sentido.
Ainda assim, sabe-se que apesar de importantes essas iniciativas por si só não dão conta de um problema social tão complexo. Ademais, muitas vezes as razões para o emergir do trabalho infantil foge das ações e das iniciativas dos órgãos acima referidos. Afinal de contas, a estrutura familiar, ou melhor a falta desta aliado aos problemas financeiros contribuem decisivamente para isso. Desta feita, os pais se vêem na obrigação de deixar seus filhos trabalharem. Por outro lado, os filhos são obrigados a deixar de freqüentar a escola e, vão em busca de um caminho desastroso para suas vidas. A procura de emprego para ajudarem no sustento da família, o resultado é comumente conhecido.
Nesse sentido, é preciso um trabalho constante e atuante dos gestores público para conseguirem implantar políticas públicas, desenvolver ao lado dos já existentes, projetos e programas sociais que venham a envolver não só as crianças mais seus familiares. È de fundamental importância que se trabalhe de forma efetiva em prol de extirpar essa “praga social”, buscando solucionar a raízes do entrave na sociedade. Nesse contexto, precisa-se de um maior envolvimento governamental e, principalmente uma maior interação entre os governos.
Para tanto, o trabalho da mídia, nas suas várias formas, devem e pode ter um papel essencial ao divulgar os principais problemas que afligem a comunidade. Nesse contexto, vale mencionar que apesar do trabalho infantil ter como raiz a necessidade econômica é importante que não percamos de vista a ilegalidade. Sem falar que há casos em que a própria família é quem contribui para tanto ao querer se livrar das crianças e adolescentes, muitas vezes para não quererem, eles próprios executar a função de pai e mãe que é, não sem razão, educar e dar o sustento aos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!