Altaneira Celebra As Festas Juninas: Curiosidades dos Festejos

O Município de Altaneira, localizado na microregião serrana de caririaçu e, ou na região do cariri estará comemorando durante quatro dias desta semana uma das maiores festas de cunho cultural, tratando-se, evidentemente dos festejos juninos.
As festas que ocorrem em várias partes do mundo comumente denominadas também de festas de São João são tidas como festejos dos santos populares. As mesmas são celebrações que, historicamente tem como pano de fundo as festas pagâ do solstício de verão celebrado no dia 25 do ultimo mês do ano. Tal assertiva está subsidiada no calendário Juliano e foi cristianizada ainda na Idade Média como a conhecida “festa de São João”.
Neste contexto alguns símbolos marcam essas celebrações, a Fogueira, os balões, o Mastro de São João e, claro, as Quadrilhas são alguns destes. No que toca as fogueiras estas fazem parte da antiga tradição pagâ de celebrar o solstício de verão. Hoje, a fogueira de São João é o ponto comum que une todas as festas do Santo já referido. Já o mastro de São João é levantado em Portugal com o intúito de comemorar os três Santos comumente ligado as celebrações. Já no Brasil, no topo de cada mastro são amarradas em geral três bandeirinhas simbolizando os santos.
As quadrilhas representam um momento muito importante, haja vista que além de permitir que se conheça a história de sociedades do passado e, ou de algum personagem em específico, marca um momento de intercâmbio cultural. Em Altaneira, por exemplo, as quadrilas representantes das Escolas do Município e a de nível estadual são pontos que comprovam tal assertiva. Não se Pode esquecer também da Quadrilha Arraiá do Furdunço que nos últimos anos vem contando a história de pessoas muito influentes no meio social de outrora em vários aspectos, principalmente nos âmbitos religiosos, políticos e culturais - Padre Cícero e Luiz Gonzaga.
O momento de intercâmbio cultural no município de Altaneira vem ocorrendo todos os anos e, os últimos vem se realizando no Ginásio Poliesportivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!